Post

Quer pensar fora da caixa? Confira as 4 melhores dicas

Quer pensar fora da caixa? Confira as 4 melhores dicas

Grandes inventores, músicos, empreendedores de sucesso, entre muitas pessoas de destaque em suas áreas só conseguiram êxito após uma situação que faz parte da realidade de quem é capaz de encontrar soluções jamais imaginadas antes: pensar fora da caixa.  

Sendo uma essência da criatividade, a atitude é reflexo das experiências que cada pessoa traz ao longo da existência, como leituras, trabalhos, viagens, conhecimentos, relacionamentos, enfim, a vida é o maior aprendizado juntamente ao esforço de cada um para aproveitar adequadamente o tempo disponível.   

Quer ser mais criativo? Então não deixe de conferir as quatro dicas que preparamos neste post especialmente para você. Confira! 

1. Amplie o seu conhecimento 

O cérebro humano é um músculo que necessita de exercícios para ampliar as conexões. Entre as inúmeras atividades, uma muito eficaz é justamente o aumento do repertório de conhecimento. 

Por isso, sempre é válido buscar novos aprendizados, como cursos, treinamentos, uma pós-graduação e até mesmo o exercício em algo que você jamais havia experimentado anteriormente, como jardinagem ou pintura de telas.

Ao ampliar o repertório, as referências melhoram e, consequentemente, mais ideias surgem para você pensar fora da caixa. Assim, certamente novas soluções surgirão e vão ajudar no seu crescimento profissional

2. Adote atitudes inovadoras no trabalho 

Sabe o famoso mecanicismo nas atividades cotidianas no ambiente de trabalho, como a tão velha e conhecida rotina? É hora de começar a fazer diferente.  

Trata-se de um processo que muitas vezes exige desconstruções de conceitos e até mesmo formas de agir. 

Dessa maneira, é preciso adotar medidas inovadoras, sendo autêntico. Acredite em seus sonhos e vá atrás dos resultados, mesmo que as condições não estejam totalmente favoráveis.

A dica é não desistir. No quesito atitudes inovadoras, vale a pena sempre sugerir algo que ninguém havia abordado antes, principalmente enfatizando o espírito colaborativo da equipe. Fuja dos padrões preestabelecidos e analise soluções que até então não foram adotadas. 

3. Cultive emoções positivas  

Ninguém consegue pensar fora da caixa com uma mente pesada, cheia de ressentimentos e sentimentos negativos. Para você se destacar no seu ramo, é preciso ter motivação, ou seja, nada melhor do que cultivar emoções positivas. 

Para isso, é indicado fazer meditação, estar sempre em contato com a natureza, praticar um esporte da sua preferência, alimentar-se bem, dormir adequadamente, evitar o consumo de álcool e cigarro, enfim, se cuidar.

Caso você tenha algum problema que interfira nisso, como um trauma de infância ou um relacionamento doentio, a dica é buscar ajuda profissional, como uma terapia. 

Afinal, a criatividade é consequência de viver bem consigo mesmo. Dificilmente pessoas que estejam mal conseguem encontrar soluções diferenciadas e que representem resultados positivos. 

Portanto, invista na sua qualidade de vida, busque o equilíbrio e esteja sempre em contato com o conhecimento, mesmo que seja por meio da leitura de uma bula de remédio. 

4. Explore a amplitude mental 

Um dos principais inimigos da criatividade é o bloqueio de ideias. Para pensar fora da caixa, nada melhor do que realizar exercícios que estimulem novos olhares, como o conhecido brainstorm

Trata-se de uma tempestade de ideias. Com um tema em mente, pegue uma caneta e uma folha de papel e escreva o máximo de palavras que vierem à sua cabeça em um espaço de três minutos. 

Mesmo que palavras aleatórias sejam escritas, inúmeros pensamentos serão vasculhados em seu inconsciente, trazendo resultados incríveis que ajudarão você a pensar fora da caixa para as soluções das mais variadas possíveis. Portanto, vá em frente!

Gostou do nosso post? Então evite a zona de conforto em sua carreira. Quer saber como? Veja agora neste artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *