Post

Educação de adultos: entenda a andragogia

Educação de adultos: entenda a andragogia

No Brasil, já existem diversas metodologias de ensino que levam em consideração a forma e o ritmo particular em que cada pessoa aprende. Essas diferenças ficam ainda mais evidentes quando falamos sobre a educação de adultos, que já possuem um maior conhecimento prévio e necessidades bem definidas.

Neste artigo, entenda como funciona a educação de adultos, quais são suas particularidades e seus princípios. Vamos lá?

A educação de adultos

Andragogia é o nome dado à metodologia de ensino especializada na educação de adultos. A técnica leva em consideração o fato de que pessoas mais velhas costumam aprender mais e melhor quando percebem a utilidade prática do que estão estudando. Logo, para eles, o mais importante é compreender como o novo aprendizado vai auxiliá-los em sua vida pessoal e profissional.

Os seis princípios da técnica

A andragogia possuí técnicas próprias para que a educação de adultos seja ainda mais proveitosa, pensando nas especificidades que eles possuem neste momento de suas vidas. São seis os princípios básicos que devem ser conhecidos pelos profissionais da área:

Necessidade

A educação deve ser focada em suprir necessidades específicas, seja em âmbito pessoal ou profissional. Ao contrário das crianças, os adultos normalmente escolhem o que desejam estudar e costumam ser motivados pela aplicação prática daquele conhecimento.

Autonomia

Adultos já são responsáveis e independentes — e quando estudam, desejam ser tratados como tal. Por isso, é importante que, na andragogia, o estudante seja mais autônomo.

Experiências anteriores

Vivências e experiências de vida muitas vezes nos ajudam a compreender melhor o que é estudado e a perceber a necessidade real do conteúdo. Adultos costumam ter uma bagagem muito maior, e o compartilhamento das histórias pode ajudar na hora de ensinar um conteúdo novo. Assim, na educação de adultos, é sempre importante abrir espaço para a troca de experiências.

Interatividade

A andragogia tem como um de seus princípios básicos facilitar a interatividade, fazendo com que os próprios alunos sejam mais ativos no aprendizado. Assim, jogos, discussões e trabalhos em grupo podem ser uma boa escolha na hora de planejar as aulas.

Clima de segurança e respeito

Todo ambiente de ensino deve ser acolhedor e passar uma sensação de segurança aos alunos, para que estes possam se soltar mais. Na educação de adultos, isso não é diferente. É importante que eles se sintam à vontade para que possa haver uma maior interatividade e troca de experiências, fazendo com que o aprendizado seja mais fluido e de forma mais agradável.

Reflexão – Feedback

A auto-avaliação é uma forma de fazer com que o aluno reflita sobre tudo o que aprendeu e a aplicação prática destes conhecimentos em sua própria realidade. Além disso, o feedback do professor e dos colegas é importante para que o estudante tenha uma visão mais ampla de si mesmo e da forma como aprende e se conecta com o outro.

Como você pôde perceber, a educação de adultos possui uma metodologia diferenciada e particular, além de exigir conhecimentos e habilidades específicos. Por isso, é importante escolher uma instituição de ensino especializada em andragogia ao retomar seu aprendizado.

E você, ficou interessado em dar seguimento aos seus estudos? Para saber mais sobre nossos cursos, entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *