Cursos

Educação especial e inclusiva

  • Lato Sensu
  • 18 x R$300,00 *
  • 18 meses / 444 horas - De 09/04/19 à 30/10/20
  • Às Terças e Quintas-feiras, das 19h às 22h30
  • Unidade Ramos de Azevedo (Central)
  • 50
  • * BOLSA PARCIAL DE PONTUALIDADE: O aluno da pós-graduação poderá desfrutar de bolsa parcial de pontualidade para pagamento efetuado até o dia 2 de cada mês. Cada aluno poderá acumular até 2 descontos, sendo 1 de pontualidade e mais outro. Ex- alunos tem 30% de bolsa parcial(o desconto não é válido para o primeiro pagamento). Consulte-nos sobre o valor do seu curso de interesse. Confira aqui.
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Objetivo

1. Objetivos gerais: Oferecer oportunidade de formação continuada e especializada a profissionais-educadores,
possibilitando-lhes integrar novos conhecimentos e condutas profissionais à Educação Especial e Inclusiva.
2. Objetivos Específicos:
2.1 Analisar as questões conceituais (filosóficos-ético-políticas) relativas às necessidades educativas especiais no
contexto da Educação Inclusiva.2.2 Discutir e analisar as políticas e a legislação para a Educação Especial e
inclusiva. 2.3 Analisar alternativas pedagógicas (programas e ações) formalizadas para o atendimento educacional
de pessoas com necessidades educativas especiais, enfatizando: 1. questões de domínio conceitual (Inclusão,
Integração, Necessidades, Deficiência e Princípios Axiológicos). 2. A ação do educador junto ao corpo discente
heterogêneo – conhecimento das especificidades das pessoas com necessidades educacionais especiais. 4.
Avaliação crítica e perspectiva de atuação, considerando o papel do educador como agente de transformação
social. 5. Alternativas pedagógicas no atendimento educacional das pessoas com necessidades educativas
especiais. A pesquisa educacional nesta área.

Público Alvo

Profissionais com diploma de graduação que atuam ou pretendem atuar em salas de Atendimento Educacional
Especializado (AEE) como também interessados em compreender a inclusão de pessoas com deficiência na escola
regular.

Pré-requisito

Possuir diploma de Graduação ou certificado de conclusão de curso.

Programa do curso

Altas habilidades/superdotação: intervenção – 14h
Transtorno de espectro autista: definição e intervenção – 28h
Deficiência auditiva/surdez: LIBRAS – 60h
Deficiência física: intervenção – 28h
AEE para o Deficiente intelectual – 28h
AEE para Deficiência visual/cegueira – 28h
Deficiências múltiplas: definição/intervenção – 14h
Desenvolvimento e aprendizagem – 28h
Família, deficiência: inclusão – 14h
Fundamentos históricos da Educação especial e Inclusiva – 28h
Legislações educacionais: Educação Especial – 28h
Neurobiologia, aprendizagem e NEE – 28h
Educação Especial: Prática – 90h
Tecnologia assistiva e comunicação alternativa – 28h

Diferencial

70% das aulas proferidas por mestres e doutores; Iniciação à LIBRAS, Comunicação alternativa, tecnologia
assistiva e BRAILLE; Iniciação à intervenção junto à diversos tipos de deficiências em salas de AEE; 90 horas de
exercícios práticos para estimulação ao desenvolvimento de pessoas com deficiências.

Coordenação

Sueli Cristina de Pauli Teixeira –  Doutor(a)

Corpo docente

Sueli Cristina de Pauli Teixeira – Doutor(a)
Katia Paschoali Miguel – Mestre(a)
Sueli Aparecida Masson – Doutor(a)
Luciana Andrade Rodrigues – Mestre(a)
Iralúcia Maria Bertini Martins – Mestre(a)

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