Cursos EAD


PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL ESCOLAR

PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL ESCOLAR

  • Lato Sensu
  • 19 parcelas de R$ 97,65 *
    13 parcelas de R$ 148,80*
    7 parcelas de R$ 273,44 *
  • O curso pode ser realizado em 6, 12 ou 18 meses - 450h.
  •   Credenciado pelo MEC
  • * Desconto de pontualidade para pagamento efetuado até o dia 2 de cada mês.
Faça sua matrícula

Início do curso

Na modalidade online, há uma turma nova todo mês, assim você poderá ingressar no curso em qualquer momento e começará a estudar sempre no mês seguinte a realização da matrícula.

Polos

Escolha o polo mais próximo de você.

Objetivo

Oferecer oportunidade de formação continuada e especializada a profissionais-educadores possibilitando-lhes integrar novos conhecimentos e condutas profissionais em suas áreas de atuação, tendo em vista o cuidado, a prevenção do fracasso escolar, a promoção da saúde mental do educando em seu processo de aprendizagem.

Público-Alvo

Dirige-se especialmente aos profissionais graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Musicoterapia, Terapia Ocupacional, Assistência Social e Professores de um modo geral.

 

Documentos para matrícula

• RG
• CPF
• Certidão de Nascimento ou Casamento.
• Diploma frente e verso de Curso Superior.

Requisitos mínimos para realizar o curso via internet

  1. Google Chrome, Firefox, Internet Explorer 9 ou superiores com Plug-in do Flash;
  2. Windows Vista ou superior com as atualizações mais recentes instaladas;

Conexão de banda larga igual ou superior a 1Mbps para uma melhor visualização dos vídeos.

Configurações recomendadas para o computador

  1. Processador Velocidade 2.00GHz ou superior (Modelos de Referência Intel I3 ou Superior);
  2. Memória RAM 4GB;
  3. Disco Rígido com 50MB ou mais disponível;
  4. Monitor com resolução 1024×768 pixels ou superior;

Programa do curso

Fracasso Escolar: Possíveis Causas

Intervenção Psicopedagógica na Instituição Escolar: Brincadeiras, Jogos e Tecnologias

Psicopedagogia na Escola: Letramento, Alfabetização e Matemática

Psicopedagogia na Escola: Inclusão, Violência/Indisciplina, Família e Formação Docente 

Desenvolvimento e Aprendizagem ao Longo do Ciclo Vital

Metodologia de Ensino: Espaços Escolares, Acadêmicos e Profissionais

Tendências Pedagógicas: Ressignificando os Sentidos da Prática Docente

Tecnologia Educacional na Gestão do Conhecimento: Educação Continuada e Evolução Profissional

Práticas Reflexivas em Solução de Problemas: Oficina Interdisciplinar de Criatividade e Inovação

 

Diferencial

O fio condutor do curso em apreço é a concepção de que a Psicopedagogia institucional é um campo profissional teórico e prático que deve, antes de tudo, ser compreendido a partir de uma perspectiva de prevenção de doenças e promoção de saúde no curso de vida do ser humano, que está em constante desenvolvimento. A saúde deve ser concebida como uma construção histórica, que inter-relaciona os indivíduos com seus modos de vida, estando estes em interação com a realidade vivida em certo momento sócio histórico. Defenderemos ao nosso discente que, enquanto profissionais da área psicopedagógica, terão o compromisso ético e político de ajudar na conquista do conhecimento, um bem pessoal e sócio cultural, o qual é fundamental para a construção de cidadania e boa saúde geral.

Coordenação

Profa. Dra. Sueli Cristina de Pauli Teixeira
Em 1991, graduou-se em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto-USP (com licenciatura e grau de psicólogo). Tem mestrado em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP (1997). Em 2002, finalizou o Doutorado em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, USP de Ribeirão Preto. De 2006 a 2008, fez pós-doutorado junto ao CINDEDI/GIAAA da FFCLUSP-RP.  Tem experiência na área de Psicologia Clínica, Psicologia da Educação e Psicologia do Desenvolvimento. Foi docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). No início de 2011, foi contratada coma tutora web e professora responsável para disciplina Psicologia da Educação, pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais/SP, onde atuou até o início de 2012. Desde 2005, atua como coordenadora, docente e supervisora de estágios, em cursos de pós-graduação lato sensu do Centro Universitário Barão de Mauá, em Ribeirão Preto-SP.É membro do Conselho de Pós-graduação e do NIA (Núcleo de Inclusão e Acessibilidade) desta mesma instituição desde 2013. 

Corpo docente

Profª. Ma. Marília Ferrante Marques Scorzoni – Currículo Lattes
Prof. Dr. Eduardo Name Risk – Currículo Lattes
Prof. Me. Mário Marcos Lopes – Currículo Lattes
Profª. Dra. Marlene de Cássia Trivelato Ferreira – Currículo Lattes
Profª. Ma. Patrícia Rodrigues Miziara Papa – Currículo Lattes
Profª. Ma. Liliane Cury Sobreira – Currículo Lattes
Profª. Ma. Juliana Brassolatti Gonçalves – Currículo Lattes
Profa Ma. Tiscianne Cavalcante de Alencar – Currículo Lattes