Post

Como conquistar os alunos em sala de aula? Veja 5 estratégias

Como conquistar os alunos em sala de aula? Veja 5 estratégias

Saber como conquistar os alunos em sala de aula é um dos maiores desafios dos professores, pois somente a partir desse fator é possível proporcionar um ambiente agradável e, consequentemente, favorável ao processo de aprendizagem.

Não se trata de o professor ver a educação como um concurso de popularidade. No entanto, é necessário ter consciência de que os melhores educadores reconhecem o valor de construir um bom relacionamento pessoal com os seus alunos. A partir dessa condição, pode-se reduzir os enfrentamentos, aumentar o engajamento dos estudantes e diminuir o estresse geral.

Quer conquistar o apoio dos seus alunos dentro da sala de aula? Confira abaixo como isso pode ser feito!

1. Crie expectativas antes e durante as aulas

Muitas vezes, sentar-se em uma cadeira para passar horas ouvindo o professor falar pode ser encarada como uma atividade cansativa e monótona para os estudantes. Para contornar esse problema, o educador deve inovar e manter os alunos entusiasmados, gerando expectativa antes e durante as aulas.

Uma possibilidade é fazer uso das plataformas digitais integradas para introduzir os conteúdos novos, sugerindo atividades que estejam relacionadas à realidade do seu público para atrair a atenção dos alunos ao longo do tema trabalhado. 

2. Seja honesto e justo

Cometeu um erro? Assuma-o! Procure se mostrar humano e, assim como todos, passível de falhas. Ao notar que o professor é honesto a ponto de admitir os seus erros, os alunos também podem se sentir à vontade para reconhecer os próprios equívocos.

Também é importante manter o senso de justiça. Se um bom aluno pedir para entregar um trabalho depois do prazo estipulado e você aceitar, é necessário fazer o mesmo pelo estudante com conduta indisciplinada. Afinal, os discentes precisam ser tratados igualmente para evitar descontentamentos.  

3. Tenha uma postura firme

É importante desenvolver um laço de amizade com os alunos, mas isso não pode ultrapassar a sua autoridade enquanto professor. Portanto, desde o primeiro dia de aula, deixe claro quais são os métodos de trabalho e o que espera dos estudantes, além de explicar o que pode acontecer em caso de desobediência dos termos determinados.

Se as regras impostas não forem cumpridas, tome as providências necessárias. Isso é essencial para que a turma o respeite e saiba quais são os limites a serem resguardados na sua aula.

4. Estimule a participação

Ao perceberem que são importantes para o bom andamento da aula, a tendência é que os alunos se sintam motivados a participar cada vez mais. Com isso, a disciplina torna-se mais dinâmica, estreita o vínculo entre os estudantes e mestres, adicionando conhecimentos de maneira positiva.

Para que todos queiram participar, crie um espaço agradável e aberto para novas ideias. Sempre que possível, questione a opinião da sua turma não só sobre os assuntos estudados, mas também a respeito dos métodos educacionais e avaliativos aplicados.

5. Pratique o reconhecimento

A insegurança é muito comum entre as crianças e jovens estudantes e, muitas vezes, impede-os de evoluir nos estudos. Diante disso, é fundamental que o professor crie o hábito de praticar o reconhecimento dentro da sala de aula.

Se a turma comportou-se bem, procure dar uma recompensa apropriada ao ambiente escolar. Aquele estudante com dificuldades na sua disciplina não atingiu a nota máxima, mas demonstrou ter se esforçado para a prova? Reconheça o seu esforço e o incentive a seguir melhorando.

Agora que você já sabe como conquistar os alunos em sala de aula, lembre-se de que também é importante investir na atualização da sua carreira para acompanhar as mudanças no universo da educação e viabilizar um ensino de qualidade.

Gostou dessas dicas? Então siga as nossas redes sociais e acompanhe conteúdos exclusivos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *