Nossa História

A Organização Educacional Barão de Mauá foi fundada no dia 5 de maio de 1966, em Ribeirão Preto, pelas famílias Favaro e Spinelli, que constituíram uma sociedade civil sem fins lucrativos – a Associação Ribeirão-Pretana de Educação, com o objetivo de criar uma faculdade no bairro Jardim Paulista.

Tudo começou com a instalação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Barão de Mauá, que mantinha os cursos de Letras, Pedagogia, Matemática e Estudos Sociais, os quais supriam uma grande carência de cursos voltados para formação de professores na região. À época, a maioria dos docentes obtinha autorização para o magistério por meio de exames realizados pelas inspetorias do MEC (Ministério da Educação e Cultura), mas parte das pessoas que desejavam ingressar na profissão era obrigada a se deslocar para outros centros, em busca de qualificação profissional adequada.

Assim, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Barão de Mauá se transformou rapidamente em um importante polo de formação intelectual e profissional em Ribeirão Preto e região. Com a nova legislação de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei 9.364/96 e Decreto 2.306/97), surgiram os primeiros Centros Universitários e, em 1998, a instituição foi credenciada como Centro Universitário Barão de Mauá.

foto-antiga-barao-de-maua

foto-fachada-unidade-central

Em 2011, inaugurou o Centro de Graduação Tecnológica, com cursos focados no mercado de trabalho e lançou, ainda, o BarãoEAD (Educação a Distância), além de firmar uma importante parceria Ibmec – Barão de Mauá, que trouxe para Ribeirão e região um dos melhores programas executivos de MBAs e CBAs do Brasil. Desde então, a instituição vem se firmando ainda mais como um centro educacional de referência, sempre alinhado com o progresso da ciência e da tecnologia.

Hoje, o Centro Universitário Barão de Mauá conta com uma estrutura completa, que abriga cursos de graduação e pós-graduação, um corpo docente altamente qualificado, formando profissionais atualizados, competentes e inseridos nos mais diferentes contextos do mercado de trabalho.

Reconhecimento

Recentemente, o Centro Universitário Barão de Mauá recebeu o Selo 2011/2012 de “Instituição de Ensino Superior Socialmente Responsável”.  O Selo é um certificado de compromisso social oferecido pela ABMES – Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, que se baseia nos projetos sociais desenvolvidos pela Instituição junto à comunidade.

Em novembro de 2011, o Centro Universitário Barão de Mauá foi premiado como “Destaque no setor de Cursos e Treinamentos” no 9º Prêmio Visão da Agroindústria-Brasil. Os vencedores de todas as categorias foram escolhidos através de pesquisa aberta com gestores de usinas de todo o Brasil. No segmento de Cursos e Treinamentos, o nome mais lembrado foi o da Barão de Mauá.