A Organização Educacional Barão de Mauá foi fundada no dia 5 de maio de 1966, em Ribeirão Preto, pelas famÃlias Favaro (José Favaro Júnior e Prof.ª Neusa Pincerno Teixeira) e Spinelli (Prof. Dr. Domingos João Baptista Spinelli e Dr.ª Elza Aparecida Dinamarco) que constituÃram uma sociedade civil, sem fins lucrativos – a Associação Ribeirãopretana de Educação, objetivando a criação de uma Faculdade, no Bairro Jardim Paulista.
Baseada em princÃpios éticos e humanÃsticos, a Barão de Mauá é hoje referência em qualidade de ensino e disponibiliza toda a estrutura necessária para o melhor aprendizado, tanto em sala de aula, como em vivências práticas. Com professores Especialistas, Mestres e Doutores, proporciona mais que um ensino inovador, uma formação de excelência, por meio dos cursos de graduação e pós-graduação – nas modalidades presenciais e a distância.
MISSÃO
Ser referência em ensino, visando formar profissionais cidadãos imbuÃdos de conteúdos, habilidades, atitudes e valores que permitam sua atuação como agentes de mudança no contexto em que se inserem, na busca de uma sociedade mais igualitária e humana, e na prestação de serviços especializados à comunidade, estabelecendo uma relação de reciprocidade.
VISÃO
Consolidar-se como Centro de Excelência na produção e difusão do conhecimento, na qualidade dos serviços prestados à comunidade, no comprometimento com o desenvolvimento social e na formação de cidadãos de sucesso, tanto profissional quanto pessoal.
VALORES
ACOLHIMENTO – se expressa nas relações baseadas na empatia e no respeito. Modo de receber e acolher as pessoas com toda consideração.
ÉTICA – do grego ethos, que significa modo de ser, caráter, comportamento. Na formação acadêmica, a ética não se dá somente no campo do saber teórico e prático vivenciado ao longo do curso, mas também pela formação humano-profissional conquistado à luz da ética do dia a dia, ética da vida.
QUALIDADE – busca permanente da excelência na prestação de serviços. O ensino e a vivência escolar serão conduzidos de modo a criar as melhores e mais apropriadas oportunidades para que os indivÃduos se desenvolvam na sua total potencialidade cultural, polÃtica, moral, ética, social, humanÃstica e profissional.
RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL – Interagir de forma saudável com a comunidade e a sociedade em geral. É valorizar e garantir a integração das dimensões social e ambiental em sua estratégia, polÃticas, práticas e procedimentos.
INOVAÇÃO – Busca pelo novo ou pela evolução através de pesquisa ou investimentos, podendo chegar até a criação de um novo produto ou seu aperfeiçoamento.