Cursos

Metodologia de Ensino de História e Geografia

  • Lato Sensu
  • 21 x R$ 299,00 *
  • 368 horas / 21 meses
  • Aos Sábados, das 9h às 12h e das 13h às 17h30 (Quinzenal)
  • Unidade Ramos de Azevedo (Central)
  • 40
  • * BOLSA PARCIAL DE PONTUALIDADE: O aluno da pós-graduação poderá desfrutar de bolsa parcial de pontualidade para pagamento efetuado até o dia 2 de cada mês. Cada aluno poderá acumular até 2 descontos, sendo 1 de pontualidade e mais outro. Ex- alunos tem 30% de bolsa parcial. Consulte-nos sobre o valor do seu curso de interesse. Confira aqui.
Faça sua matrícula

Objetivo

Tem como objetivo dotar o aluno das competências necessárias para o fazer docente em cursos de nível superior,
discutindo as novas abordagens do processo ensino-aprendizagem e sua relação com os novos paradigmas que
fundamentam a educação brasileira.
Objetivos específicos:
- Identificar a importância do processo educacional em seus vários aspectos;
- Ser capaz de observar a realidade, fazer diagnósticos e apresentar alternativas de soluções;
- Saber operacionalizar diferentes recursos didáticos;
- Ser capaz de ser gestor de conhecimentos;
- Conceber a aprendizagem permanente e a educação continuada como formas de vida essenciais;
- Saber trabalhar com a interdisciplinariedade;
- Valorizar a cidadania em construção coletiva.

Público Alvo

Graduados das diversas áreas do saber que busquem formação e aprimoramento para a docência.

Pré-requisito

Possuir diploma de nível superior ou certificado de conclusão de curso.

Programa do curso

  • Relações interpessoais e Habilidades sociais em contexto escolar – 24h
  • Diferentes Tempos e Espaços: trabalho multidisciplinar – 24h
  • Práticas e vivências na sala de aula – 24h
  • Dificuldades no Processo de Ensino e Aprendizagem – 24 h
  • Avaliação da Aprendizagem – 24h
  • Abordagem e Prática de conteúdos para ensino de Geografia – 16h
  • Uso de fontes visuais no ensino de história – 24h
  • Planejamento do Processo de Ensino Aprendizagem – 24h
  • Técnicas e normas na Pesquisa Científica – 16h
  • Teoria Social e Memória – 24h
  • História e Cultura Social – 24h
  • Documentos e Prática do Ensino de História – 16h
  • Seminário de Pesquisa em História e Geografia – 48h
  • Metodologia do Ensino de História – 24h
  • Metodologia do Ensino de Geografia – 24h

Diferencial

Professores altamente qualificados, relação teórico-prática, sólida fundamentação teórica, busca de autonomia
profissional.

Coordenação

Coordenador: Carlo Guimarães Monti

Titulação: Doutor(a)

Corpo docente

Antonio Aparecido de Souza – Mestre(a)
Marlene de Cassia Trivellato – Doutor(a)
Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa – Doutor(a)
Carlo Guimarães Monti – Doutor(a)
Liliane Cury Sobreira – Mestre(a)
Paulo Fernando Del Duca – Doutor(a)
Rodrigo de Andrade Calsani – Especialista
Maria de Fátima da Silva Costa Garcia de Matos – Doutor(a)
Odair Ribeiro de Carvalho Filho – Mestre(a)
Danilo César Defina – Mestre(a)