Cursos EAD

PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL ESCOLAR

PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL ESCOLAR

  • Lato Sensu
  • 19 parcelas de R$ 97,65 *
    13 parcelas de R$ 148,80*
    7 parcelas de R$ 273,44 *
  • O curso pode ser realizado em 6, 12 ou 18 meses - 440h.
  •   Credenciado pelo MEC
  • * Desconto de pontualidade para pagamento efetuado até o dia 2 de cada mês.
Faça sua matrícula

Início do curso

Na modalidade online, há uma turma nova sempre na segunda semana de cada mês, assim você poderá ingressar no curso em qualquer momento e começará a estudar sempre no mês seguinte a realização da matrícula.

Polos

Escolha o polo mais próximo de você.

Objetivo

Oferecer oportunidade de formação continuada e especializada a profissionais-educadores possibilitando-lhes integrar novos conhecimentos e condutas profissionais em suas áreas de atuação, tendo em vista o cuidado, a prevenção do fracasso escolar, a promoção da saúde mental do educando em seu processo de aprendizagem.

Público Alvo

Dirige-se especialmente aos profissionais graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Musicoterapia, Terapia Ocupacional, Assistência Social e Professores de um modo geral.

Requisitos mínimos para realizar o curso via internet

  1. Google Chrome, Firefox, Internet Explorer 9 ou superiores com Plug-in do Flash;
  2. Windows Vista ou superior com as atualizações mais recentes instaladas;

Conexão de banda larga igual ou superior a 1Mbps para uma melhor visualização dos vídeos.

Configurações recomendadas para o computador

  1. Processador Velocidade 2.00GHz ou superior (Modelos de Referência Intel I3 ou Superior);
  2. Memória RAM 4GB;
  3. Disco Rígido com 50MB ou mais disponível;
  4. Monitor com resolução 1024×768 pixels ou superior;

Programa do curso

Fracasso Escolar: Possíveis Causas

Intervenção Psicopedagógica na Instituição Escolar: Brincadeiras, Jogos e Tecnologias

Psicopedagogia na Escola: Letramento, Alfabetização e Matemática

Psicopedagogia na Escola: Inclusão, Violência/Indisciplina, Família e Formação Docente 

Metodologia da Pesquisa Científica

Desenvolvimento e Aprendizagem ao Longo do Ciclo Vital

Metodologia de Ensino: Espaços Escolares, Acadêmicos e Profissionais

Tendências Pedagógicas: Ressignificando os Sentidos da Prática Docente

Tecnologia Educacional na Gestão do Conhecimento: Educação Continuada e Evolução Profissional

 

Diferencial

O fio condutor do curso em apreço é a concepção de que a Psicopedagogia institucional é um campo profissional teórico e prático que deve, antes de tudo, ser compreendido a partir de uma perspectiva de prevenção de doenças e promoção de saúde no curso de vida do ser humano, que está em constante desenvolvimento. A saúde deve ser concebida como uma construção histórica, que inter-relaciona os indivíduos com seus modos de vida, estando estes em interação com a realidade vivida em certo momento sócio histórico. Defenderemos ao nosso discente que, enquanto profissionais da área psicopedagógica, terão o compromisso ético e político de ajudar na conquista do conhecimento, um bem pessoal e sócio cultural, o qual é fundamental para a construção de cidadania e boa saúde geral.

Coordenação

Profa. Dra. Sueli Cristina de Pauli Teixeira

Em 1991, graduou-se em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto-USP (com licenciatura e grau de psicólogo). Tem mestrado em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP (1997). Em 2002, finalizou o Doutorado em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, USP de Ribeirão Preto. De 2006 a 2008, fez pós-doutorado junto ao CINDEDI/GIAAA da FFCLUSP-RP.  Tem experiência na área de Psicologia Clínica, Psicologia da Educação e Psicologia do Desenvolvimento. Foi docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). No início de 2011, foi contratada coma tutora web e professora responsável para disciplina Psicologia da Educação, pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais/SP, onde atuou até o início de 2012. Desde 2005, atua como coordenadora, docente e supervisora de estágios, em cursos de pós-graduação lato sensu do Centro Universitário Barão de Mauá, em Ribeirão Preto-SP.É membro do Conselho de Pós-graduação e do NIA (Núcleo de Inclusão e Acessibilidade) desta mesma instituição desde 2013. 

Corpo docente

Profª. Ma. Marília Ferrante Marques Scorzoni

Profª. Dra. Gisele Machado da Silva

Prof. Me. Mário Marcos Lopes

Profª. Dra. Marlene de Cássia Trivelato Ferreira

Profª. Ma. Patrícia Rodrigues Miziara Papa

Profª. Ma. Liliane Cury Sobreira

Profa. Dra. Patrícia Calligioni de Mendonça