Blog da Pós

Veja agora essas 6 dicas de como ser mais produtivo no trabalho

Veja agora essas 6 dicas de como ser mais produtivo no trabalho

Ser mais produtivo é uma das metas que está sempre no topo da lista de quem quer evoluir na carreira e distribuir seu tempo de uma forma que consiga realizar todos os seus afazeres com qualidade e em um período de tempo menor. Mas, como ser mais produtivo no trabalho?

Apesar de serem muitas distrações, é possível aumentar a produtividade e ter melhores resultados. Quer saber como? Continue a leitura deste post e veja 6 dicas que irão te ajudar muito nessa jornada!

1. Organize seu dia na noite anterior

Se você chega em seu trabalho pela manhã com sua lista de tarefas já definidas, seu dia vai render muito mais. Isso acontece por que você não vai precisar parar a todo o momento para definir qual será a próxima tarefa.

Por isso, antes de dormir, abra sua agenda e veja quais são suas prioridades e liste-as para facilitar seu dia seguinte.

2. Saiba que as pausas também são importantes

Ser uma pessoa produtiva não significa que você vai ter que trabalhar durante horas sem uma pausa. É importante parar, respirar e renovar a mente — e você pode fazer isso ao se levantar para pegar um café, ao ir até a mesa de algum colega ou mesmo ao se alongar.

Uma boa técnica para produzir bem e ter um momento de pausa é chamada Pomodoro. Ela consiste em programar um despertador ou cronômetro para 25 minutos e nesse tempo, você produz sem interrupções na tarefa escolhida até o cronômetro zerar. Depois, você faz uma pausa de 5 minutos e retoma da mesma forma.

3. Tenha cuidado com a procrastinação

A procrastinação é uma das maiores inimigas da produtividade e não é à toa. É comum ao ser humano que deixe um trabalho não tão animador para depois ou que coloque empecilhos para não resolver um problema que impede um projeto de continuar.

Para deixar a procrastinação de lado, é importante criar a consciência da importância das coisas e ter a iniciativa de resolver os problemas logo quando eles aparecem. Uma boa dica para isso é sempre resolver pequenas situações que podem ser solucionadas em 5 minutos instantaneamente.

4. Saiba definir prioridades

Ser produtivo, como você já sabe, não é trabalhar sem parar, mas sim saber o que é prioridade e resolver as pendências mais importantes para que o restante do trabalho possa fluir com mais naturalidade.

Por isso, pode ser que você trabalhe muito e não veja os resultados que espera. Isso quer dizer que é preciso definir suas prioridades para que os projetos possam ser concluídos.

5. Estabeleça horários para checar e-mails e retornar ligações

Outra vilã da produtividade é a distração que você pode ter durante o expediente — que pode ser tanto aquela vinda do próprio colega quanto de assuntos relacionados ao trabalho, como e-mails e ligações.

Por isso, é importante que você estabeleça horários no seu dia para retornar ligações e ler e-mails. Assim, você não precisa parar a cada 5 minutos para responder mensagens ou tirar uma dúvida de alguém de outro setor.

6. Use a tecnologia a seu favor

A internet é uma ótima ferramenta para ajudar na produtividade, mas também pode ser boa para tirar seu foco. É essencial que você escolha se ela vai auxiliar ou atrapalhar sua jornada. Use a tecnologia no geral para organizar seu dia, para fazer pesquisas e para otimizar a comunicação com as pessoas por meio de softwares de mensagens instantâneas.

Porém, não deixe que a tecnologia controle sua vida: estabeleça horários para olhar suas redes sociais e deixe seu aplicativo de conversas no modo sem áudio. Assim, você não tem aquela vontade de checar o telefone toda vez que ele toca.

Saber como ser mais produtivo no trabalho vai muito além da teoria: é preciso colocar em prática as dicas que você aprendeu dia após dia para ter resultados incríveis. Também não se esqueça de manter seu ambiente de trabalho organizado e confortável — afinal, estar bem acomodado é imprescindível para ter um dia cheio de produções, certo?

Agora que você já sabe como ser mais produtivo, confira algumas dicas importantes para fazer um bom networking no trabalho.