Blog da Pós

Saiba mais sobre a autogestão de carreira

Saiba mais sobre a autogestão de carreira

Você quer alavancar a sua carreira e se tornar um profissional mais competitivo no mercado de trabalho? A autogestão de carreira é o melhor recurso para atingir os seus objetivos.

Essa ferramenta ajuda a tomar conta do caminho que você deseja traçar em sua profissão, de modo a aumentar os resultados positivos e diminuir os negativos.

A partir do uso da autogestão de carreira, você pode ser o protagonista da sua vida profissional por meio da administração das suas ações cotidianas. Os benefícios desse processo incluem desde o desenvolvimento do espírito de liderança até o aumento da produtividade. Confira as vantagens de usar esse conceito!

Diminui a procrastinação

A aplicação da autogestão de carreira implica uma grande viagem por si mesma, em que o resultado é o autoconhecimento, permitindo que você descubra os seus pontos fortes e fracos, além de descobrir aquilo que o motiva ou desmotiva.

Ao atuar em uma área com a qual você se identifica, sabendo das suas habilidades e conhecimentos, é possível focar a realização das atividades que dão mais prazer, diminuindo a procrastinação.

Procrastinar, ou seja, adiar o cumprimento de uma tarefa, geralmente está relacionado à falta de estímulo e de interesse em executá-la. Com a gestão da sua carreira, pode-se compreender com o que você realmente gosta de trabalhar e de que forma rende mais. 

Assim, o profissional mantém-se motivado quanto às suas responsabilidades e tem menos chances de atrasar com os seus compromissos, usando o seu tempo de forma eficiente, uma vez que tem prazer no que está fazendo.  

Aumenta a produtividade

Ao fazer o gerenciamento da própria carreira, o profissional tende a ficar mais estimulado e focado pelo fato de estar trabalhando com o que gosta e por ter objetivos bem definidos. Esse conjunto de características ajuda a aumentar a sua produtividade.

Além disso, o conceito de autogestão de profissão também melhora a sua qualidade de vida, primando pelas suas boas condições mentais e físicas. Dessa forma, é possível se concentrar mais e melhor na sua atividade, visto que você terá menos problemas e distrações para se preocupar.

Desenvolve o espírito de liderança

Um dos maiores benefícios da autogestão é o desenvolvimento do espírito de liderança, porque incentiva o profissional a tomar a iniciativa e pegar as rédeas de todas as situações que vivencia.

Portanto, ao fazer a gestão da sua carreira, você aprende a não se intimidar diante dos desafios e passa a abraçá-los, enxergando-os como uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional.

Melhora os relacionamentos interpessoais

Ninguém conquista nada sozinho, sempre será necessário contar com o auxílio de outras pessoas para chegar ao lugar que almeja.

Com o uso da autogestão, o profissional aprende a importância do outro no seu cotidiano e como o melhor relacionamento interpessoal pode implicar a melhora do seu próprio desempenho, bem como a obtenção das suas metas particulares e coletivas.

Aprimora os resultados

Uma pessoa que se conhece, que está estimulada, gosta do que faz, trabalha em equipe e não tem medo de enfrentar os desafios que aparecem, com certeza, aprimora o seu desempenho pessoal e profissional, o que culmina na conquista dos melhores resultados de todas as atividades que se propõe a fazer.

Fazer a autogestão de carreira só traz benefícios para a sua vida profissional. Com essa estratégia, você pode ter mais determinação, foco e eficiência para alcançar todos os seus objetivos e se destacar no mercado de trabalho.

Quer saber mais sobre como a autogestão de carreira pode mudar a sua vida profissional? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!