Blog da Pós

Saiba como se destacar no mercado de trabalho em tempos de crise

Saiba como se destacar no mercado de trabalho em tempos de crise

A crise chegou ao mercado brasileiro e muitas demissões aconteceram — ao mesmo tempo em que o número de vagas abertas nas empresas foi reduzido, ou simplesmente as corporações exigem profissionais que tenham um conhecimento elevado e experiências comprovadas.

E se destacar no mercado de trabalho nessa fase de recessão econômica é muito importante, seja para garantir o atual emprego ou buscar uma nova colocação.

Abaixo, você vai conferir algumas dicas para se destacar:

Seja ativo

Acordar todos os dias de manhã e enviar vários currículos não é o bastante para que você consiga uma colocação. Chegar todos os dias no horário e cumprir seu papel dentro da empresa também não o faz diferente dos outros.

Mostre-se uma pessoa ativa. Se está desempregado, busque fazer cursos de atualização na sua área, estude as novidades do mercado e — por que não? — pense em uma pós-graduação ou um MBA para deixar seu currículo ainda mais especializado.

Se você está trabalhando, fique sempre informado sobre palestras que podem ser importantes para a sua área e para o seu crescimento profissional. Dê dicas para seus colegas, junte a turma para fazer as atividades juntos. Certamente você será visto como alguém que busca a evolução constante e nunca parará de aprender! 

Faça contatos

O famoso network é essencial tanto para quem busca um emprego, quanto para quem quer se destacar no trabalho. Por isso, seja simpático, converse e conheça aqueles que estão fazendo o mesmo curso que você — assim como os professores e palestrantes. Seja notado, distribua cartões e troque e-mails sempre que houver oportunidade.

Participe de grupos nas redes sociais, coloque sua opinião quando um assunto do seu interesse for discutido e, na empresa, procure manter uma boa relação com todos, participando dos happy hour e das confraternizações.

É importante se fazer notar para que você seja sempre lembrado como um profissional que tem domínio do seu trabalho — e que mantém um bom relacionamento interpessoal!

Treine sua inteligência emocional

Ser um bom funcionário, procurar cursos e manter um bom relacionamento interpessoal (assim como já lhe contamos) são características imprescindíveis para se destacar em qualquer empresa — e também na hora da seleção de vagas.

Porém, ter o controle dos seus sentimentos e buscar o autoconhecimento em momentos de adversidade é uma prova que pode colocar tudo a perder.

Seja paciente quando necessário e incisivo quando o momento pede, porém, nunca misture assuntos profissionais com competições pessoais — e procure manter seus problemas e preocupações longe do ambiente de trabalho.

Estude a empresa

Se você é funcionário, procure saber mais sobre a empresa em que trabalha, sobre seus diretores e sua cultura. Se você é um candidato, informe-se sobre seu trabalho em potencial. Recrutadores e pessoas que ocupam altos cargos se interessam por quem sabe sobre a empresa, sua história e seus valores.

Para se destacar no mercado de trabalho é preciso, basicamente, vontade de aprender constantemente.

Aprender mais sobre os processos, estudar sobre a empresa e ter mais conhecimento de sua própria função vão fazer de você um funcionário de destaque e, se um dia estiver em busca de uma nova colocação, certamente terá excelentes referências! 

E aí, quer ficar sempre por dentro das novidades e de conteúdos como este? Então assine a nossa newsletter e receba tudo por e-mail!