Blog da Pós

Saiba como aumentar as chances de ser promovido em 5 passos

Saiba como aumentar as chances de ser promovido em 5 passos

Ser promovido e continuar em busca de desafios na profissão são dois fatores que motivam a maioria das pessoas a procurar se especializar a cada dia, a ter mais foco no trabalho e a melhorar a produtividade. Muitas vezes, porém, o sonho de uma promoção demora a acontecer e isso pode ter relação com algumas atitudes que você tem no trabalho que podem passar despercebidas.

Hoje, você vai entender como melhorar suas atitudes no trabalho e adotar hábitos e práticas que aumentam muito as chances de uma promoção. Continue a leitura e comece agora mesmo a ir atrás dos seus sonhos para subir de cargo na sua empresa!

1. Tenha postura de líder

Ter a postura de um líder não significa “mandar” nos colegas, mas sim fazer o que estiver ao seu alcance pelo bem da empresa. Por isso, procure estar por dentro de todos os processos, entender profundamente a sua área e saber delegar funções.

Não se esqueça de que um bom líder é aquele que consegue dividir e gerenciar o trabalho com sucesso, e não aquele que abraça todas as atividades para si. Dessa forma, você vai ser visto positivamente como um funcionário que sabe seu lugar na empresa, mas que tem um perfil de liderança.

2. Mantenha o foco no cargo pretendido

Seja claro nos seus objetivos, escolha um cargo para alcançar e, então, comece a estudar e a trabalhar para alcançá-lo. Quando você não tem uma visão certa do que quer, isso transparece para seus superiores, que podem entender que você ainda não está preparado para assumir um cargo mais alto.

3. Ouça os feedbacks e coloque os conselhos em prática

Nem sempre os feedbacks são fáceis de ouvir. Porém, é importante prestar atenção em suas virtudes e principalmente nos pontos que não são tão bons. Ouça com atenção e nunca leve para o lado pessoal. Tente sempre digerir a informação e buscar alternativas para melhorar.

4. Qualifique-se como um todo

Fazer uma especialização, um MBA ou uma pós-graduação são excelentes maneiras de se especializar e complementar o currículo com conhecimentos novos que podem agregar na nova área.

Porém, também é muito importante que você aprimore o trato com as pessoas, desenvolva um perfil que saiba delegar, mas que ao mesmo tempo abra caminhos e espaço para que os funcionários se sintam à vontade para dar opinião.

Qualificar-se em ambos os aspectos pode deixá-lo mais preparado, com conhecimento profissional e inteligência emocional para ter um cargo mais alto.

5. Converse francamente com seus superiores

Muitas oportunidades podem passar à sua frente, mas se você não deixar claro o que quer, fica mais difícil alcançar o objetivo. Por isso, não fique à espera de um chefe que venha até você e ofereça uma promoção. Você mesmo pode pedir.

Marque um horário para conversar com seu superior, deixe claro sua vontade de crescer na empresa e pergunte sobre sua postura, o que você pode melhorar e o que é preciso para alcançar um novo cargo. Isso vai deixá-lo em evidência e, certamente, quando houver uma vaga em que seu perfil se encaixa, você será chamado.

Para ser promovido, é importante, principalmente, saber equilibrar profissionalismo, conhecimento suficiente e compreensão sobre gestão de pessoas. Portanto, trabalhando esses aspectos e tendo conversas claras sobre seus objetivos com seus supervisores, as chances de ser visto e lembrado ficam muito maiores.

Gostou desse post e quer ficar sempre por dentro de conteúdos relevantes para a sua carreira? Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades do blog por e-mail!