Blog da Pós

Saiba agora como funciona trabalhar com finanças corporativas

Saiba agora como funciona trabalhar com finanças corporativas

Você já se formou em Administração, está empregado, mas quer sair da sua zona de conforto e buscar uma melhor colocação no mercado de trabalho? Já pensou em se especializar em finanças corporativas? Essa tem sido uma das áreas profissionais mais promissoras para administradores e contadores.

Em um período de instabilidade na economia brasileira, as empresas têm necessidade de atingir melhores resultados e se expor menos aos riscos do mercado. É justamente aí que entra a figura dos especialistas em finanças corporativas.

Esse campo de trabalho carece de profissionais bem qualificados, o que o torna promissor e próspero não só no presente, mas também para os próximos anos. Tem interesse em se especializar nessa área? Descubra abaixo como é trabalhar com finanças corporativas!

Conceito de finanças corporativas

Finanças corporativas é a área de conhecimento que trata dos temas relacionados à administração dos recursos financeiros das organizações e empresas. Essa especialização está diretamente relacionada aos setores de Administração, Contabilidade e Economia.

Pode-se dizer que a administração de finanças é uma ferramenta que visa aumentar a eficiência das atividades, tais como:

  • planejamento, orçamento e previsões;
  • obtenção de recursos;
  • gestão das contas a receber e pagar;
  • estudo de investimentos;
  • concessão de crédito para clientes e análise de riscos.

A gestão de finanças corporativas é vista como o combustível das empresas, pois é responsável por proporcionar o funcionamento correto, sistêmico e sinérgico do seu setor financeiro.

As atividades dessa área objetivam maximizar os investimentos e os seus lucros, mas, antes de qualquer coisa, têm como finalidade controlar a entrada e saída dos recursos. A sua meta principal é garantir a viabilidade do negócio, bem como a sua estabilidade financeira e desenvolvimento.

Tendências de crescimento de mercado

O segmento de finanças corporativas se mostra favorável para quem deseja ingressar nessa área. A complexidade do mercado financeiro proporcionada pela instabilidade atual, juntamente à competitividade e dinamismo no setor empresarial, obriga as companhias a buscar serviços dos profissionais especializados na área.

Em um período de desconfiança da economia no país, em que muitas empresas enxugam o seu quadro de funcionários, nas finanças corporativas acontece o contrário. Isso porque, as companhias necessitam desses profissionais para impedir que ocorram crises no seu departamento financeiro.

O objetivo é sempre solucionar problemas já instalados ou desenvolver estratégias para elas possam passar por esse momento correndo menos riscos. Nesse sentido, o especialista em finanças corporativas ocupa um papel essencial nas organizações.

Por isso, a tendência é que ele saia do bastidor e participe ativamente das análises de risco, ajudando o negócio a alcançar custos melhores e a atingir resultados que o impactem positivamente.

Formato do trabalho em finanças corporativas

Os profissionais de finanças corporativas cuidam da saúde das empresas. Portanto, as suas principais atividades estão relacionadas a descobrir como aumentar o valor da organização.

A partir dos resultados obtidos pelas finanças empresariais, é possível tomar decisões mais embasadas sobre investimentos, dividendos e financiamentos. As questões que o profissional ajuda a solucionar são:

  • Como usar recursos escassos para potencializar as receitas e diminuir as despesas?
  • Quais as melhores formas de adquirir recursos?
  • O que fazer com os seus lucros? Quanto reinvestir na empresa e quanto deve ir para o bolso dos proprietários?

Basicamente, o trabalho consiste em direcionar melhor as finanças das organizações, tendo como finalidade otimizar o aproveitamento dos recursos financeiros disponíveis.

Perfil de quem pode se especializar na área

especialização em finanças corporativas pode ser feita por profissionais de todas as áreas. No entanto, essa qualificação é mais indicada para administradores, contadores e economistas pelo fato de terem afinidade e estarem habituados com a gestão de finanças.

Também é importante que os interessados nessa área tenham a capacidade de planejamento, percepção e prevenção de futuro para gerar resultados efetivos para as empresas.

O campo de finanças corporativas oferece múltiplas oportunidades de emprego e crescimento para os especialistas. Para conquistar o seu espaço nesse mercado carente de profissionais bem capacitados, investir em uma boa formação faz toda a diferença no seu currículo.

Quer ser bem-sucedido em finanças corporativas? Veja como isso é possível com o MBA em Controladoria e Finanças da Barão de Mauá