Blog da Pós

Pós em marketing: quando é o melhor momento para começar?

Pós em marketing: quando é o melhor momento para começar?

Fazer pós em Marketing pode ser o pontapé que está faltando na sua carreira. Mas quando é a hora certa de começar? E qual caminho seguir entre mestrado, MBA e especialização?

Profissionais de diversas áreas buscam por esse curso sabendo que aprofundar os conhecimentos em Marketing trará vantagens competitivas no mercado de trabalho.

Este post não é para convencê-lo a fazer uma pós em Marketing, pois isso já é certo, a questão é quando começar! Para descobrir, continue a leitura.

Entenda a diferença dos tipos de pós em Marketing

Basicamente, como citamos, existem três tipos de pós pelas quais você pode optar: mestrado, MBA e especialização. Cada uma tem suas características particulares e a escolha varia muito de acordo com o perfil do profissional e seus objetivos com o curso.

O mestrado é o mais indicado para quem pretende seguir a vida acadêmica, pois é quando os alunos desenvolvem pesquisas e podem aprofundar estudos específicos ligados ao Marketing. Neste caso, o curso é do tipo stricto sensu, quer dizer, com maior duração e exigências mais restritas para conclusão.

Já o curso de especialização tem perfil lato sensu, ou seja, é mais curto que um Mestrado e destinado para os profissionais que pretendem mudar de área de atuação. Logo, são cursos abertos a graduados de qualquer área.

O MBA vem do inglês Master Business Administration e, assim como a especialização, é um curso lato sensu, a diferença está no enfoque do MBA para a vida profissional prática, ou seja, é um curso pensado para que o aluno possa crescer na carreira em que já está alocado.

Por isso, os melhores MBAs são focados em Gestão e Administração. Ainda, muitos alunos acabam conseguindo boas oportunidades de negócios devido ao networking criado durante o curso.

Para quem já está estabelecido na área que gosta e quer crescer profissionalmente, o MBA é a opção ideal. Basta saber se esse é o momento certo para você começar o seu.

Avalie o momento profissional

Analise como está a sua carreira no momento. Você se sente seguro na sua posição, mas acha que talvez esteja seguro demais? Caso a sensação de estagnação passe pela sua cabeça, eis um bom momento para começar um MBA.

Dessa forma, você não só estará adquirindo novos conhecimentos para crescer na empresa como conhecerá novos profissionais que podem lhe trazer ótimas oportunidades.

Considere sua vida financeira

Fazer um MBA é um comprometimento que deve ser considerado em suas finanças. Saiba que muitas instituições flexibilizam as mensalidades, facilitando para os alunos iniciarem o curso.

Portanto, caso perceba que as mensalidades impactarão muito no seu rendimento mensal, converse com a sua empresa e veja se eles não teriam interesse em dividir o custo do curso com você.

Entretanto, se não houver essa possibilidade, monte um planejamento para juntar um valor com o qual se sinta confortável em começar o curso e continuar pagando posteriormente. Uma ideia é você juntar seis meses de mensalidade e então se inscrever.

Pondere o lado pessoal

Trabalhar e estudar são tarefas cansativas, não podemos negar. E quanto mais o tempo passa, mais a nossa disposição vai diminuindo.

Se você está num momento de vida em que não tem comprometimento com família, não deixe para começar o MBA amanhã. Mas caso já esteja casado e com filhos, converse para entender o quanto o tempo gasto no curso impactará na vida familiar e então monte um plano para conciliar os estudos e a casa.

Gostou do artigo? Como mencionamos, esse não era um post para convencê-lo a fazer uma pós em Marketing, e sim quando.

A hora é agora? Então, aproveite para conhecer o nosso curso de MBA em Marketing Estratégico.