Blog da Pós

Por que fazer pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas?

Por que fazer pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas?

Otimizar a administração dos seus recursos é essencial para que qualquer empresa consiga obter sucesso e sobreviver a um mercado altamente competitivo. A chave para atingir esse objetivo é a gestão de pessoas. Afinal, conforme dizem os líderes empresariais, Jorge Paulo Lemann e Abílio Diniz, as organizações só podem ser bem-sucedidas quando contam com as pessoas certas.

Devido à importância que a gestão estratégica de pessoas ocupa no mundo dos negócios, trata-se de um campo de trabalho com muitas oportunidades abertas. No entanto, para assumir um cargo nesse setor e comandar uma equipe de trabalho, a maioria das empresas busca profissionais qualificados e que, no mínimo, tenham pós-graduação na área.

Você quer investir na sua formação profissional e adicionar um diferencial no seu currículo? Confira abaixo alguns dos principais motivos para se especializar em gestão de pessoas!

O que é gestão estratégica de pessoas?

A gestão estratégica de pessoas surgiu a partir da evolução dos conceitos de administração. O objetivo dessa ferramenta é harmonizar as necessidades que uma organização tem para se manter forte frente ao dinamismo do mercado com o desenvolvimento de pessoas na empresa.

Entre os principais objetivos da gestão de pessoas podemos destacar a promoção do bem-estar e motivação contínua dos colaboradores, o que é essencial para alimentar um sistema colaborativo no qual se preza pela integração dos departamentos da empresa, e em que os setores de recursos humanos e administrativos devem andar de mãos dadas para planejar ações mais eficientes e que compreendam as necessidades de todos.

Qual é a sua importância?

No contexto corporativo, não são apenas as empresas que possuem metas, as pessoas que a fazem funcionar também têm os seus próprios objetivos. Por isso, quanto mais bem alinhados estiverem esses propósitos, consequentemente, mais motivados e engajados estarão os funcionários. Assim, obtém-se uma melhora nos resultados e no aumento da produtividade e dos lucros da empresa.

Uma gestão de pessoas correta e eficiente visa equilibrar as aspirações dos colaboradores por meio do estabelecimento de uma política focada em desenvolver talentos. Ao acompanhar o desempenho dos integrantes da sua equipe, a empresa pode investir no desenvolvimento profissional e ajudá-los a crescer dentro da empresa — o que gera bons frutos para o profissional em si e para a companhia no geral.

A Gestão Estratégica de Pessoas é um nicho de mercado?

Ainda que a tecnologia esteja evoluindo constantemente e nos apresentando ferramentas que automatizam os processos corporativos, as pessoas sempre serão de suma importância para o universo empresarial. Sendo assim, sempre vai haver mercado para esse nicho — fator preponderante para quem está pensando em fazer curso de pós-graduação em Gestão de Pessoas.

A especialização nessa área tem como finalidade formar profissionais atuantes em diferentes ramos, mas que estão focadas no conhecimento e almejam a melhora na organização de processos. Essa pós é indicada, principalmente, para quem trabalha com atividades direcionadas ao atendimento das necessidades das organizações e das pessoas.

Durante a sua formação, o profissional de gestão de pessoas também aprende a fazer uso de ferramentas cruciais para desenvolver a capacidade de análise e entendimento dos funcionários. Além disso, também estuda os fatores legais e de mercado, e discute as formas de executar avaliações abrangentes no departamento de recursos humanos, a fim de identificar falhas e promover melhorias internas.

Como funciona a pós-graduação de Gestão Estratégica de Pessoas a distância?

Você não tem tempo para se especializar em gestão de pessoas frequentando um curso com aulas presenciais? Saiba que também há a possibilidade de se qualificar com a pós-graduação no formato online. O objetivo dessa modalidade é aumentar o acesso dos profissionais a essa formação.

A dificuldade para conciliar os estudos com a vida profissional ou até mesmo a falta do curso na sua cidade pode desmotivar algumas pessoas — o que não tem perigo de ocorrer modalidade a distância, uma vez que ela está disponível para os profissionais de qualquer região do país.

Optar por estudar a distância não significa estar sozinho e desamparado, como muitos pensam. O processo de aprendizagem se dá a partir da mediação de um tutor EAD, que está em contato com o aluno em tempo real, sanando todas as suas dúvidas, a partir de uma plataforma especializada. As aulas e atividades são ministradas por videoconferência, permitindo que os alunos discutam o conteúdo entre si e com os docentes, utilizando fóruns e grupos de estudo virtuais.

Por que fazer essa especialização?

Se especializar em gestão de pessoas traz uma série de benefícios para os profissionais interessados em ingressar na área. Alguns dos principais motivos para investir nessa pós são:

Atuar num mercado constantemente favorável

A demanda por gestores de pessoas qualificados é contínua e favorável no âmbito organizacional, pois as empresas carecem de especialistas capazes de reavaliar o mapa de colaboradores quando o cenário econômico aponta índices negativos, e também para contratar novos funcionários quando o mercado se mostrar oportuno.

Tornar-se um profissional requisitado e indispensável

O que uma empresa tem de mais importante são os funcionários — sem eles não é possível entregar nenhum serviço ao cliente. Com base nisso, toda a corporação necessita de um profissional qualificado para gerenciar o seu capital humano.

O gestor de pessoas se torna ainda mais requisitado e indispensável em tempos de crise, o que se deve à sua capacidade de reconhecer talentos e ajustar as tarefas dos funcionários de acordo com a dinâmica do mercado, garantindo o alcance de resultados positivos.

Aumentar as chances de melhorar o seu salário

Ao se pós-graduar, você eleva consideravelmente as chances de aumentar o seu salário. Isso porque a especialização lhe permite ter acesso a conhecimentos que turbinam o seu currículo e o diferenciam da concorrência.

Segundo uma pesquisa realizada pela empresa de recrutamento Catho, os profissionais que fazem uma pós-graduação podem receber até 70% a mais do que aqueles que não se especializam. Sem falar que a qualificação também ajuda a manter a empregabilidade, diminuindo os riscos de ser dispensado pelas empresas e dando acesso a mais oportunidades.

Expandir a perspectiva de carreira

Fazer uma pós abre os seus caminhos e expande a sua perspectiva de carreira, visto que também supre as suas necessidades individuais relacionadas à profissão. O profissional de gestão de pessoas pode atuar de forma generalista ou especializada.

A pós-graduação em gestão de pessoas não pode ser vista como um gasto, mas sim como um investimento que tem retorno garantido, pois quanto mais preparado profissionalmente você estiver, mais interessante e visado se torna para o mercado de trabalho.

Gostou de saber a importância da pós-graduação em gestão de pessoas? Quer mais dicas para crescer em sua carreira? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!