Blog da Pós

Perfil do diretor escolar: conheça 4 características indispensáveis

Perfil do diretor escolar: conheça 4 características indispensáveis

Quem se forma em pedagogia provavelmente sonha em dar aulas. Mas, atualmente, o mercado demanda cada vez mais por profissionais em outras funções, a exemplo da gestão escolar. O perfil do diretor escolar ideal é bastante complexo, pois são inúmeras as funções e responsabilidades do cargo.

No entanto, algumas características podem fazer desse gestor um profissional de sucesso. Entre elas, assumir uma liderança mais democrática, conhecer bem a realidade da escola e do entorno onde está inserida e valorizar os profissionais que nela atuam.

Investir em um curso de especialização na área de gestão também é um bom caminho. Os cursos de educação a distância (EAD), por exemplo, são ótimas opções. Com aulas on-line, eles são bem práticos por permitir que cada aluno estude no seu tempo. Em geral, também são mais econômicos se comparados aos presenciais.

No caso de um diretor escolar, assim como outras profissões, é imprescindível estar atualizado. Um diferencial é participar de cursos, simpósios, encontros e congressos com assuntos pertinentes e ligados à educação. Confira abaixo outras quatro características indispensáveis:

1. Seja um líder democrático

Quem ouve as críticas e avalia as sugestões dos colegas, ainda que sejam opostas à proposta pedagógica da escola, certamente cria um ambiente mais saudável.

Destaca-se, também, o profissional que valoriza a gestão participativa. Isso ajuda a fortalecer a instituição onde atua, o que reflete significativamente no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

Afinal, o diretor escolar não precisa ter respostas prontas para tudo. Como um bom líder e mediador, o novo gestor escolar terá sucesso sabendo investigar e procurar soluções para os problemas apresentados.

2. Conheça a realidade escolar

A comunidade de pais e alunos de escolas públicas é bem diferente de uma escola particular. Quando se conhece a realidade onde a instituição está inserida é possível elaborar planejamentos mais eficientes e traçar metas reais.

Que tal procurar parcerias locais com outras instituições ou com líderes comunitários? As ações conjuntas enriquecem os projetos e colaboram para o desenvolvimento da comunidade local. Assim fortalecem, ainda mais, o vínculo entre todos.

3. Valorize os profissionais

Quem não gosta de ser reconhecido pelo bom trabalho, não é mesmo? O professor e os demais responsáveis pelos projetos pedagógicos da escola são peças-chave na qualificação dos estudantes e na contínua evolução da educação.

Reconhecer e incentivar a formação continuada dos funcionários deve estar na rotina dos gestores. E acompanhar, depois, que as ações sejam efetivamente implementadas nos projetos educacionais e em sala de aula.

4. Priorize a legislação

A área da educação é regida por muitas leis. No Brasil, o Ministério da Educação (MEC) é quem determina e regulamenta as atividades do setor. Cada estado e cidade, por sua vez, organiza suas diretrizes, que também devem ser consideradas e cumpridas. Por isso, fica a cargo do gestor interpretá-las e avaliar criticamente os impactos à comunidade escolar. Assegurando, sempre, a educação plena dos alunos.

Autoconfiança e segurança do trabalho desenvolvido na escola somam mais características indispensáveis ao perfil do diretor escolar. E você, pretende seguir essa carreira? Não se esqueça: a qualificação é o caminho mais adequado. 

Se você quer estar preparado para assumir novas responsabilidades na escola em que atua, entre em contato com a Barão de Mauá. Com mais de 50 anos de tradição no ensino, a instituição tem investido em cursos das áreas de educação e gestão, especialmente na modalidade EAD.