Blog da Pós

O que é necessário para criar um plano de desenvolvimento pessoal?

O que é necessário para criar um plano de desenvolvimento pessoal?

Evoluir na vida pessoal e na carreira exige parar um pouco para avaliar erros e acertos ao longo dos anos. Além dessa avaliação constante, ter um plano de desenvolvimento pessoal também é muito importante para definir metas e garantir que elas sejam cumpridas no prazo estipulado. Mas como começar a se organizar para planejar seus objetivos para o futuro?

É importante dizer que o plano de desenvolvimento pessoal tem objetivos que envolvem questões pessoais e profissionais, já que um fator está intimamente ligado ao outro. Hoje, você vai conhecer 4 passos fundamentais para elaborar seu plano e conseguir acompanhar sua evolução. Acompanhe!

Defina seus objetivos

O primeiro passo para evoluir é saber aonde se quer chegar. Essa, na maioria das vezes, é uma pergunta difícil de ser respondida. Diante de tantas possibilidades, é preciso escolher um norte, saber os objetivos que se quer atingir.

Para definir essas metas, separe um momento do dia e liste o que você gostaria de alcançar em sua vida. Pode ser um aumento de salário, mudança de carreira, ser uma pessoa mais paciente, enfim, qualquer outro objetivo vale: o importante é você realmente querer alcançá-lo.

Avalie o que é necessário para alcançá-los

Ao listar o que você quer para os próximos meses ou anos, é hora de fazer outra lista: a de competências que são necessárias para se tornar o que você deseja. Quer uma promoção? Selecione cursos de especialização e até competências que você enxerga em seu superior e que você precisa desenvolver melhor.

Essa fase é a construção do caminho que você vai ter que percorrer. Portanto, é muito importante que seja feita com atenção. Veja seus objetivos, um a um, e o que é preciso fazer para alcançá-los. Assim, seu plano de desenvolvimento começa a tomar forma.

Estabeleça um prazo

Agora que você já sabe aonde quer chegar e o que deve fazer para atingir esse objetivo, é importante que você coloque um prazo para sua meta ser alcançada. O prazo é importante para que você não adie seus sonhos, deixando que o tempo passe sem que você se esforce pelo que quer.

Com base na segunda dica, defina um prazo. Mas fique atento para não colocar períodos apertados demais: dependendo dos seus objetivos, tudo pode levar um tempo para acontecer, então tenha isso em mente antes de escolher uma data final.

Avalie seu plano e seu desenvolvimento ao final do prazo

O prazo chegou ao fim e você não atingiu todas as suas metas? Fique à vontade para estendê-lo, mas tome cuidado para não postergar demais. Se não foi dessa vez que tudo foi alcançado com sucesso, é hora de reavaliar. Pegue seu plano, veja qual etapa impediu sua realização e elabore um novo plano, com caminhos diferentes ou novas maneiras de execução.

Se você conseguiu riscar tudo da lista, fique feliz e comece uma nova etapa: a da realização de um novo sonho. Criar objetivos e metas é, também, ter mais uma inspiração para viver com entusiasmo. Portanto, não deixe de construir sempre novos planos de desenvolvimento.

O plano de desenvolvimento pessoal é uma ferramenta importante no processo de evolução do ser humano, tanto na vida profissional quanto na pessoal. Estar em constante mudança e em busca de aprender e crescer pode ser a chave que vai mudar o seu modo de enxergar a vida e abrir portas para viver o que você sempre sonhou.

Gostou desse post e quer continuar de olho em informações valiosas sobre estudo, carreira e desenvolvimento pessoal? Siga nossa página no Facebook e não perca nenhuma novidade!