Blog da Pós

Quer mudar de carreira? Comece agora uma pós-graduação!

Quer mudar de carreira? Comece agora uma pós-graduação!

Encontrar pessoas infelizes com suas escolhas profissionais não é raro e trata-se de algo muito sério, pois grande parte da vida ativa de um ser humano é dedicada à profissão. Sendo assim, um profissional insatisfeito pode tornar-se doente e ineficiente em sua função. Diante desse fato, a melhor solução é pensar em mudar de carreira.

Entretanto, não trata-se de algo simples de realizar. É necessário ponderar diversos fatores, como o custo da transição e a demanda que o mercado requer para a sua nova posição. Enfim, para que essa mudança ocorra e seja bem sucedida, é preciso planejamento, e um dos fatores essenciais para isso é a qualificação.

E, ao contrário do que muitos acreditam, para mudar de carreira, muitas vezes, não é preciso cursar uma nova graduação, que demandará muito mais tempo e recursos financeiros. Uma opção viável  e cheia de benefícios é cursar uma pós-graduação. Vamos entender essas vantagens. Confira!

​​Cursos mais sucintos​

Os cursos de pós-graduação, dependendo da instituição e da forma de estudo, podem ser concluídos em seis meses, variando até dois anos. Levando em consideração que as graduações têm tempo médio de quatro anos, a opção da especialização pode ser imensamente conveniente para os que têm pressa.

Cursos mais específicos

As especializações oferecem o que seu nome já deixa claro — o estudo específico de uma área. A vantagem disso é que o profissional tem sua carreira focada no que mais lhe interessa em uma amplitude de atuações possíveis de um ramo profissional, tornando-se mais competente e competitivo para exercer a função que deseja.

Cursos para reciclagem e atualização

A possibilidade de cursar, a qualquer momento da vida profissional, faz com que as pós-graduações sejam instrumentos eficientes para a atualização, fazendo com que o indivíduo permaneça “nivelado” em conhecimentos com os que acabam de sair de uma graduação, tendo ainda a grande vantagem da experiência.

Cursos para mudar de carreira ou subir na hierarquia da empresa

As pós-graduações podem ser ferramentas para a progressão vertical de um profissional, fazendo com que evolua no plano de carreira de uma empresa, mas também podem, sim, possibilitar a mudança de ramo.

Um exemplo claro é de um pedagogo que cursa Psicopedagogia e sai da atuação em sala de aula e passa para um consultório, realizando psicoterapia relacionada à aprendizagem.

Cursos com vasta oferta

Uma vantagem evidente da especialização é o fato de ela ser oferecida por muitas instituições. Seja na forma presencial, seja em EAD(educação a distância), esses cursos têm estado cada vez mais acessíveis às pessoas. Claro que, como em qualquer outro negócio que realizamos, é necessário buscar instituições sérias, que tenham professores/tutores qualificados e que “entreguem aquilo que vendem”.

Muitas são as possibilidades oferecidas, mas é na satisfação de um profissional bem qualificado e consciente da importância de sua atuação que o objetivo de um curso de pós-graduação é alcançado. São gerados benefícios para todos os envolvidos, desde um profissional feliz até uma clientela satisfeita e uma empresa bem representada.

Gostou do nosso post sobre mudar de carreira? Compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais e ajude alguém a se realizar profissionalmente.