Blog da Pós

Entenda agora como e por que inovar em sala de aula!

Entenda agora como e por que inovar em sala de aula!

Uma questão que precisa ser considerada pelo sistema educacional em sua totalidade é como inovar em sala de aula. Afinal, os alunos — com suas mentes conectadas e em rápida transformação — precisam de um novo olhar para a escola. E cabe aos professores irem além do Data Show!

As razões pelas quais é necessário trabalhar novas metodologias em sala de aula podem ser diversas, mas é fato que o aluno precisa ser estimulado a desejar aprender. Aulas maçantes podam todas as possibilidades de estudantes com inteligências diversas assimilarem conteúdos apresentados sempre da mesma forma.

Algumas atividades que podem ser renovadas por uma prática cuidadosa e analítica do professor estão exemplificadas no post de hoje. Acompanhe!

Sempre abrir espaço para a cooperação

Essa prática pode ser especialmente importante, principalmente quando ainda se lida com salas com número excessivo de alunos. Trata-se de contar com os próprios estudantes na realização das mais diversas atividades dentro da escola. Desde o uso de duplas colaborativas (alunos com mais facilidade de aprendizagem ajudando os que precisam de mais tempo para aprender) até a organização de grêmios e conselhos nos quais os alunos poderão ajudar no andamento de todas as ações na comunidade escolar.

Levar o aprendizado para fora da sala de aula

Delimitar o espaço de aprendizagem somente às salas de aula é um hábito que precisa ser revisto. Afinal, é fato que em todas as interações humanas há algum tipo de aprendizado. Por essa razão, é lógico pensar que a possibilidade de aprendizagem se amplia quando há a chance de interagir em ambientes diversos. Dessa forma, explorar todo o ambiente pertencente ao espaço escolar e também o que está fora dele é proporcionar ao aluno uma razão a mais para aprender.

Aprender como inovar em sala de aula com dinâmicas e jogos

Uma das formas de inovação que move até os alunos mais desinteressados são as atividades lúdicas. Jogos e dinâmicas têm uma excelente aceitação em sala de aula. Além disso, esse tipo de prática permite realizar um trabalho interdisciplinar, no qual os estudantes podem construir os próprios materiais de que precisam para as aulas, criando jogos com diversos temas e permitindo uma interação leve com conteúdos do currículo.

Utilizar a tecnologia a favor da aprendizagem

Parece ser evidente que tentar lutar contra o uso de aparelhos tecnológicos dentro da escola é uma guerra cansativa e frustrante. Entretanto, com cuidado e perseverança, é possível utilizar essas ferramentas como forma de contribuir para a aprendizagem. Aproveitar todo o conhecimento dos estudantes sobre o assunto e transformá-lo em atividades relacionadas ao conteúdo, como criação de tutoriais, jogos e aplicativos pode ser transformador na relação do aluno com a escola.

São muitas as possibilidades que o educador tem para inovar em sala de aula. Todos podem ganhar com o uso da criatividade e da boa disposição em realizar mais do que sempre se fez. No princípio pode ser trabalhoso e desafiador, mas a prática facilitará a execução.

Além disso, novas ideias sempre surgirão, tendo como resultado um aluno capacitado e um professor realizado.

Para conhecer possibilidades de como se tornar um profissional ainda mais qualificado, entre em contato conosco!