Blog da Pós

Gestão de Projetos: uma pós-graduação em alta

Gestão de Projetos: uma pós-graduação em alta

Não é novidade que a concorrência no mercado está cada vez mais acirrada: para se destacar, é preciso buscar aprimoramento profissional constante. Nesse contexto, uma das áreas que mais cresce é a pós-graduação em Gestão de Projetos. 

E isso não é à toa. Não importa o ramo da empresa nem o tamanho da sua estrutura: a presença do gerente de projetos é sempre unânime. Afinal, esse é o profissional mais preparado para lidar com a realização de qualquer tipo de projeto, desde a reforma de um espaço na empresa até a aplicação do plano de metas. 

Possibilidades amplas de atuação 

Cada vez mais empresas têm visto na figura do gerente do projeto um sinônimo de eficiência e objetividade na realização dos planos. E esse plano pode ser qualquer coisa, até mesmo o simples ato de organizar uma festa dentro da organização. 

Essa atuação tão ampla pode deixar algumas pessoas confusas. Afinal, qual a função de quem cursa pós-graduação em Gestão de Projetos? Basicamente é planejar e por em prática qualquer projeto de curto, médio ou longo prazo. 

Sua missão enquanto gerente é tirar aquele plano do papel e cumprir com o que está determinado no planejamento, garantindo que o projeto seja concluído com sucesso. 

Essa capacidade não apenas torna o profissional indispensável em uma empresa, como também permite que ele seja necessário em qualquer área que requeira elaboração e execução de um plano.

Em outras palavras, o mercado é enorme e você pode fazer o curso mesmo que tenha feito uma graduação em outra área

Proximidade com cargos de chefia 

Entre as características mais procuradas no gerente de projetos estão a confiabilidade e a comunicação. Sua função o torna uma personagem imprescindível para os líderes e demais gerentes na empresa, e esse relacionamento mais estreito com a equipe de diretores o deixa mais próximo do crescimento para cargos de liderança maiores.

Para isso, claro, é necessário mostrar sua competência na atividade e manter relacionamentos saudáveis com todos os membros das equipes — tanto a que você gerencia quanto a dos diretores. 

Atuação desafiadora 

Quem cursa a pós-graduação em Gestão de Projetos precisa esperar por uma atividade desafiadora e única. Além de lidar com a gestão de pessoas, você precisa manter o projeto organizado e andando nos trilhos. 

Garantir que todo o processo siga conforme o planejado é ideal, mas é necessário também algum jogo de cintura para lidar com possíveis adversidades. Afinal, problemas com fornecedor ou até mesmo com falta de produtividade de funcionários são situações comuns.

Entendimento completo dos processos dentro da empresa 

Uma das grandes vantagens da pós-graduação em Gestão de Projetos é a possibilidade de entender como funcionam os diversos setores dentro de uma empresa. 

Isso porque, além de entender como desenvolver um plano enxuto e objetivo, você também precisa compreender como cada peça dentro da empresa ajudará a colocar esse plano em ação. 

Essa compreensão mais completa dos processos da empresa o torna um profissional ainda mais importante e valorizado dentro do seu espaço de trabalho.

Necessidade de atualização constante 

No entanto, um profissional que estuda Gestão de Projetos e pretende atuar no mercado tem um grande desafio. A função exige capacitação constante e muita atenção, diminuindo erros na hora de orientar a equipe. 

O setor também está em constante desenvolvimento, e, se você não quiser ser ultrapassado por outro profissional, é fundamental que procure por um curso, mesmo que já esteja atuando na área há alguns anos. Uma opção são os cursos de educação a distância.

Gostou de saber mais sobre a pós-graduação em Gestão de Projetos? Quer acompanhar outros conteúdos sobre desenvolvimento e capacitação profissional? Siga nossa página no Facebook e não perca nenhuma novidade que compartilhamos por lá!