Blog da Pós

Entenda como conciliar a jornada de trabalho e estudo

Entenda como conciliar a jornada de trabalho e estudo

O número de pessoas que precisa dar conta de uma dupla jornada, dividindo o tempo entre compromissos de trabalho e estudos, cresce vertiginosamente. Com o advento da educação a distância (EAD), alguma dificuldade que poderia surgir nessa situação é minimizada, tornando mais fácil o acesso aos estudos para quem já está no mercado de trabalho e tem uma rotina atribulada. 

E nesse cenário, uma pós-graduação é cada vez mais importante, pois pode permitir avanços na carreira, mais conhecimentos, amplitude dos horizontes e construção de uma rede de contatos.

No post de hoje, vamos ensinar a você algumas dicas sobre como conciliar trabalho e estudo. Acompanhe!

Seja comprometido para conciliar trabalho e estudo

Conciliar trabalho e estudo é um desafio que requer superação pessoal e motivação interna. Ninguém consegue vencer essa batalha se não estiver verdadeiramente comprometido com ambos os aspectos apontados.

Antes de começar, é necessário entender a importância de levar a sério tanto os estudos quanto a jornada de trabalho. Afinal, os estudos farão parte de seu futuro, determinando significativamente a sua carreira profissional.

Persista no foco de seus estudos

A exigência requerida para conciliar trabalho e estudo é tão alta que, frequentemente, as pessoas descuidam de um lado, e esse é precisamente o dos estudos. Mas seja persistente e não desista! Evite boicotar seus êxitos fazendo uma agenda de estudos exigente, mas que seja realista.

Para elaborar tal agenda, leve em consideração pausas para descanso entre turnos de estudos, uma vez que o seu corpo e a sua mente não funcionam como máquinas. É fundamental recarregar as energias para conseguir resultados positivos.

Outra boa dica para a sua rotina é procurar um ambiente que lhe anime a estudar, como, por exemplo, uma biblioteca. Apenas cuide para não se sentar próximo a portas ou balcões de informações, uma vez que essas são áreas de foco de distrações constantes devido à movimentação de pessoas. Tampouco estude ouvindo música, pois isso poderá diminuir a sua atenção. Na hora dos estudos, concentre-se no conteúdo do livro ou de quaisquer outros suportes que estiver utilizando. 

Reserve um tempo para relaxar

Para refrescar a sua mente, é recomendável dar um passeio a ritmo de caminhada pelo menos meia hora por dia. Dessa forma, a sua mente ficará relaxada, sem foco em qualquer obrigação e apenas conectada ao seu interior.

Respirar o ar puro de alguma praça ou parque é uma das melhores medidas para evitar o estresse. Além disso, o seu cérebro ficará mais meditativo, proporcionando liberação de endorfina (hormônio referente ao bem-estar), aumento de energia e redução de fadiga.

Faça da tecnologia uma aliada para conciliar trabalho e estudo

A tecnologia pode oferecer ajuda na hora de conciliar trabalho e estudo, além de outras tarefas do seu cotidiano. Alguns aplicativos podem auxiliar você a minimizar os efeitos do trabalho em sua vida pessoal. Por meio de ferramentas virtuais, você pode, por exemplo, escolher a melhor rota de trânsito para chegar em tempo no trabalho, contratar serviços de limpeza para a sua casa, encontrar suporte on-line para reuniões e fazer anotações inteligentes de tarefas.

E caso você esteja voltando agora para o universo dos estudos, a internet também é essencial. Com o uso da tecnologia, você pode descobrir boas oportunidades de pós-graduação, tanto presenciais como de EAD e, assim, matricular-se em um curso que atenda às suas expectativas e necessidades para crescer profissionalmente. 

Por fim, com todas essas dicas anotadas, é preciso compreender que conciliar trabalho e estudo não será tão simples se você não der prioridade para essas duas áreas de sua vida. Durante a jornada de trabalho e estudo, você terá que diminuir o seu tempo de ócio e ter motivação para alcançar os seus objetivos. Portanto, aprenda a otimizar o seu tempo livre. Ao fim dessa fase, você perceberá que todo o esforço será compensado com o seu crescimento pessoal e profissional.

Para mais conteúdos como o de hoje, assine a nossa newsletter e fique sempre bem informado sobre estudos e carreira!