Blog da Pós

Educação continuada: por que ela é tão importante para a sua carreira?

Educação continuada: por que ela é tão importante para a sua carreira?

Concluir uma graduação é o passo inicial para muitos que desejam ingressar com o pé direito no mercado de trabalho. No entanto, quando se pensa em aperfeiçoamento profissional, esse é só o começo!

A alta concorrência no mercado de forma geral demanda que profissionais de todas as áreas estejam sempre se especializando. Nesse sentido, a chamada educação continuada se torna mais do que uma opção: trata-se de uma verdadeira condição para quem busca um bom emprego ou deseja alcançar melhores cargos.

No post de hoje, você verá porque isso é tão importante para a sua carreira. Vamos lá?

Manter a atualização profissional

O primeiro ponto importante de trabalhar a educação continuada é estar em dia com novas práticas, técnicas e conceitos, trazendo sempre questões atuais para o seu trabalho.

Além do conteúdo programático, existe também a oportunidade de trocar informações com professores e colegas, situação que sempre agrega muitos conhecimentos e oportunidades profissionais.

Se você não tem tempo para se dedicar a um curso presencial, isso não é um empecilho: a educação continuada pode ser feita em uma pós-graduação à distância, por exemplo.

Destacar-se em meio à multidão

Se você quer obter uma posição de destaque, é necessário continuar a busca por capacitação mesmo após concluir o curso de graduação. Aqui, não estamos falando apenas sobre ocupar os melhores cargos, mas também de se manter sempre em dia com o seu mercado.

As empresas estão cada vez mais exigente nas contratações, pois a oferta de profissionais especializados é vasta. Nesse cenário, as pessoas que não forem em busca de qualificação poderão ficar à margem do mercado.

Ter mais preparação para enfrentar as questões da profissão

Uma pessoa que trabalha com educação, por exemplo, lida com diversas questões pedagógicas e dilemas em sua caminhada. A forma de tratar os alunos, o diálogo com os pais, a postura e o comportamento perante as situações que se colocam são apenas alguns exemplos dessa realidade.

Buscando e praticando a educação continuada, você terá mais preparação para enfrentar esses cenários com maior clareza, tomando as melhores decisões para a sua função atual e para o seu futuro na empresa.

Abrir novas áreas para exploração

Por meio do aperfeiçoamento, o profissional de educação abre um leque de opções, como a atuação em sala de aula com inovação, atividades de coordenação e gestão escolar ou até mesmo para a pesquisa.

Com tantas áreas para se trabalhar, é fundamental buscar capacitação para saber onde de fato você deseja focar seus esforços. Por mais que as rotinas de trabalho sejam apertadas, há caminhos práticos, de acordo com a sua necessidade, e que podem se adaptar ao seu dia a dia.

Ter poder de decisão sobre a carreira com a educação continuada

Você já pensou em escolher onde quer trabalhar? Para profissionais que têm foco na educação continuada, essa é uma possibilidade bastante próxima!

Para quem busca qualidade de vida no trabalho, esse processo consegue aliar questões financeiras, de aptidão e preferência pessoal ao mesmo tempo em que traz bem-estar. Pessoas que não têm olho na qualificação têm mais propensão a terem somente as oportunidades de ocasião, sem tanto poder de escolha.

Como você viu, a educação continuada é fundamental para a vida do educador. Ela possibilita atingir a realização pessoal e profissional, aumentando as competências e abrindo várias oportunidades à frente. E com a flexibilidade que a modalidade EAD traz para estudar, para que adiar esse movimento tão importante?

Agora, queremos ouvir você: restou alguma dúvida sobre a educação continuada? Tem alguma experiência para compartilhar? Conte pra gente aqui nos comentários!