Blog da Pós

Descubra se você está na zona de conforto da sua carreira!

Descubra se você está na zona de conforto da sua carreira!

No mercado de trabalho, a evolução profissional depende de desafios constantes e vontade de superar os limites a cada dia. Dessa forma, você se torna um destaque em sua área, abrindo caminhos para promoções — e até um aumento de salário.

Porém, se você não se sente motivado  — e não trabalha para mudar sua situação —, é possível que esteja na zona de conforto da sua carreira. Isso pode ser uma maneira de garantir seu emprego, mas você dificilmente progredirá dessa forma. 

Hoje, você verá como detectar se está na zona de conforto, além do que fazer para sair dela de vez. Acompanhe!

Quais os sinais de que você está na zona de conforto da sua carreira?

Você não se sente desafiado

Ir para o trabalho todos os dias sem a sensação de ter um desafio a cumprir é uma das características mais comuns de quando se está na zona de conforto.

Fazer o que está acostumado todos os dias e não sentir que precisa aprender mais ou tomar novas atitudes são fortes indicadores de que você precisa repensar seu trabalho de uma vez por todas.

Falta de paciência e estresse exagerados

A zona de conforto, apesar do nome, não é 100% confortável. Muitas vezes, você acaba tendo que lidar com situações estressantes sem tomar nenhuma atitude por medo — ou por simples falta de vontade de resolver.

Isso gera estresse e falta de paciência, fatores que podem afetar negativamente a sua profissional e pessoal.

Sente tédio durante o expediente

Se você olha no relógio a cada meia hora e conta os minutos para o final do expediente, sua rotina no trabalho pode estar precisando de algo novo, não concorda?

Trabalhar em um projeto e resolver problemas e desafios faz o tempo passar rápido, e o tédio nunca é algo constante nessas situações. Experimente só para ver! 

E como mudar isso?

Organize suas aspirações

Você deseja ganhar mais? Quer conquistar um cargo de chefia onde você trabalha? Coloque em um papel quais são seus objetivos e metas e organize seus sonhos para que possa saber a prioridade com que tratá-los.

Assim, fica mais fácil dar o primeiro passo em busca do que você realmente deseja para sua carreira e, mais do que isso, para sua vida. 

Esteja em constante busca por conhecimento

Nunca pense que você já sabe tudo sobre os assuntos que envolvem seu trabalho. Esteja sempre em aprendizado, procurando por cursos, palestras e até perguntando para os colegas sobre as áreas diferentes da empresa — e o que elas fazem. 

O conhecimento abre portas tanto para ser promovido, quanto para ter novas ideias que podem colocar você em um patamar importante aos olhos de seu superior.

Procure por pequenas situações para sair da zona de conforto diariamente

Tem vergonha de perguntar ao seu chefe sobre um processo que você nunca entendeu? Vá até a mesa dele e faça isso agora mesmo. Sente-se velho para entrar naquele curso de inglês? Matricule-se nele no próximo semestre!

Manter-se “desconfortável” em algumas situações pode mudar a maneira como enxergamos a vida e o trabalho. Algum tempo depois, você já estará condicionado a momentos de desconforto, mas feliz com os avanços pessoais e profissionais que eles trazem.

Ficar na zona de conforto da sua carreira pode ser uma maneira de garantir o emprego e não ter mais responsabilidades, mas também pode significar estagnação e insatisfação profissional e pessoal.

Por isso, é importante se manter sempre ativo, fugindo do que te deixa confortável e, consequentemente, alcançando mais sucesso e visibilidade no trabalho! 

Agora, que tal compartilhar esse post em suas redes sociais e ajudar os colegas que também estão nessa fase?