Blog da Pós

Confira 3 dicas de livros que todo educador deve ler

Confira 3 dicas de livros que todo educador deve ler

Você é um educador e sabe que sua profissão requer constante aperfeiçoamento. Sempre surgem novas técnicas de ensino-aprendizagem, temas antigos relacionados à área pedagógica que retomam para melhorias e discussões. E para ficar conectado com assuntos educacionais, receber dicas de livros é uma ajuda e tanto, não é verdade?

Com base no incessante caminho do saber, o professor deve sempre “beber” da “fonte inesgotável” do conhecimento, procurando sempre ler bons livros para se desenvolver cada vez mais profissionalmente e como pessoa.

Siga em frente neste post para saber mais sobre grandes autores, como eles podem ajudar você na atividade educacional e, é claro, confira nossas de dicas de livros imperdíveis!

Dicas de livros que você não pode deixar de ler

Como já foi dito, todo educador precisa refletir sobre a prática pedagógica e se manter atualizado. Sendo assim, uma ótima atividade para o seu enriquecimento profissional é ler livros de autores especializados.

Para não ficar na dúvida em meio a tantas opções de leitura, selecionamos alguns escritores notáveis no tema da educação e seus livros, que mesmo com o passar dos anos, ainda auxiliam e trazem grandes reflexões para atuação no contexto escolar.

1. Pedagogia da autonomia (Paulo Freire)

De um modo geral, Freire contribuiu para a educação por defender um modo de ensinar que se preocupa com os problemas dos tempos atuais e com o desenvolvimento da consciência crítica. Foi também um dos mais renomados pedagogos e educadores do século passado.

O livro “Pedagogia da autonomia” traz à tona uma importante reflexão sobre o modo de ensinar. Busca demonstrar o papel importante dos alunos como agentes no processo ensino-aprendizagem. Diz não haver docência sem discência, ou seja, há troca constante de conhecimento, quando o professor incentiva um pensar crítico aos seus estudantes.

Sendo assim, decerto você vai querer ler esse livro, pois nada melhor que refletir sobre a prática de ensino em sala de aula a partir das ideias de um educador que, até hoje, é considerado “patrono da educação brasileira”.

2. Quem ama, educa! (Içami Tiba)

Outro autor notável que trouxe grandes subsídios para a educação foi Içami Tiba. Psiquiatra e educador, elaborou a Teoria da Integração Relacional que auxilia no entendimento e também a colocar em prática os conceitos da psicologia por pais e educadores nas crianças e adolescentes.

Em sua obra “Quem ama, educa!”, Tiba trata da importância de pais e professores trabalharem juntos para o melhor desenvolvimento dos estudantes ainda em formação física, emocional e intelectual.

Com certeza, valerá muito a pena ler esse livro! Ele ajudará você a entender melhor seus alunos, como também poderá auxiliar os pais nas possíveis dúvidas referentes ao acompanhamento escolar de seus filhos.

3. A alegria de ensinar (Rubem Alves)

Por fim, vale também destacar o ilustre Rubem Alves. Ele que foi, além de educador, um autor de livros de filosofia, teologia, psicologia e de histórias infantis. Rubem tinha uma maneira peculiar de se expressar em seus livros: demonstrava sensibilidade ao tratar de temas educacionais, sendo um grande crítico do ensino tradicional.

Em “A alegria de ensinar”, o escritor fala sobre o contexto escolar por meio de crônicas. Para ele, os professores são imortais: o que se ensina aos alunos ficará para sempre em suas vidas, daí o cuidado em despertar neles as habilidades adormecidas.

Essa é mais uma ótima opção de leitura, então mergulhe de cabeça nas sábias palavras de Rubem Alves. Sem dúvida, você absorverá bastante conhecimento para aplicar no dia a dia da sua profissão.

O segredo é continuar persistindo na constante aprendizagem e jamais deixar de buscar novas competências e conquistas. Esperamos que as nossas dicas de livros ajudem você a ir mais longe!

Antes de correr atrás dessas obras, aproveite para conferir também como e por que inovar em sala de aula