Blog da Pós

Como ser eficiente no planejamento das atividades pedagógicas?

Como ser eficiente no planejamento das atividades pedagógicas?

Apresentar resultados de uma escola que sejam realmente expressivos no fim do ano é o sonho de muitos gestores escolares

Você sabe do que ele realmente se trata? Sabe que existem diversas maneiras de fazer um planejamento eficiente para conquistar o sucesso de uma instituição de educação? Se ainda não sabe, fique ligado nas dicas imperdíveis que separamos pra você!

Entenda o que é um planejamento das atividades pedagógicas

Um bom planejamento pedagógico é aquele que tem metas e prazos bem definidos, com datas (calendário escolar, período de matrículas), etc. Além disso, é necessário que o gestor ou gestora vise além do lucro e se preocupe verdadeiramente com as pessoas, pois lidar com a educação é, acima de tudo, lidar com pessoas. Manter isso em mente é fundamental.

Realize análises e proponha mudanças

Tente perceber os pontos que precisam ser melhorados com urgência na instituição. Para isso, ouça o que os alunos têm a dizer sobre as dificuldades que eles enfrentam. O problema está na dinâmica da aula de matemática, em que ninguém absorve nada? Esse foi só um exemplo, mas, se esse for o seu caso, está na hora de propor mudanças!

Além de ouvir os alunos, concentre-se para enxergar os pontos que precisam de transformações e mude-os.

Estabeleça métodos de ensino e avaliação

Descubra o que funciona na instituição em que está e explore ao máximo o potencial dos alunos. E sempre se faça a pergunta: como os meus alunos estão sendo avaliados? Se a resposta for negativa, é porque se faz necessário trocar o método.

O mesmo vale para a metodologia de ensino. Se você está percebendo uma queda no quadro de notas, talvez seja algum problema na maneira como o conteúdo esteja sendo transmitido. Se for, sempre é tempo de mudar e tentar algo diferente!

Promova o diálogo da comunidade escolar com os pais

Para que a escola apresente resultados incríveis, é preciso ter pessoas diferenciadas trabalhando todos os dias. Quem trabalha o diálogo escolar com os pais e tem um propósito claro em mente certamente envolverá a comunidade escolar.

Ela é composta por alunos, funcionários, professores, coordenadores, entre outros profissionais. O diálogo deixará claro para todos a importância de cada um para que a escola seja um ambiente cada vez mais positivo e promissor.

Invista no poder da educação a distância

A correria já não é desculpa para deixar de fazer o que se quer, e a educação a distância chegou para mostrar que funciona e muito bem! Por isso, nada melhor para acelerar os resultados da sua escola do que investir no poder da educação a distância. Um verdadeiro universo de tecnologias e novas possibilidades de aprendizados para professores e alunos.

E aí, curtiu as nossas dicas sobre como ser eficiente no planejamento das atividades pedagógicas? O que você tem feito para cumprir esse planejamento pedagógico de forma excelente? Para ficar por dentro de todas as novidades, não deixe de assinar a nossa newsletter!