Blog da Pós

Como se destacar na carreira de professor?

Como se destacar na carreira de professor?

Os desafios encontrados por quem assume a carreira de professor não são poucos. É preciso trabalhar muito, diariamente, e ainda encontrar tempo para estudar e se aperfeiçoar.

Atender às necessidades do mercado é uma tarefa cada vez mais difícil, pois as exigências só aumentam. Por isso, para se destacar na profissão é necessário estar atualizado, seja no que diz respeito a títulos e especializações ou em relação aos conhecimentos de uma forma geral.

Contudo, se você realmente almeja uma posição de maior destaque, comece a planejar sua trajetória profissional agora! Pensando nisso, listamos 4 dicas que certamente irão lhe ajudar a conquistar seus objetivos. Vamos lá?

1. Invista em um curso de pós-graduação

Se matricular em um curso de pós-graduação é o primeiro passo para alavancar sua carreira. Especializações (lato sensu), mestrados e doutorados (stricto sensu) são o que lhe esperam daqui pra frente. 

Uma das maiores queixas de quem deseja se especializar é a dificuldade de conseguir conciliar a jornada de trabalho com os estudos. No entanto, a chegada dos cursos de educação à distância (EAD) tem como um dos objetivos solucionar esse problema. 

Algumas pessoas ainda são um tanto quanto céticas em relação a essa modalidade de ensino, muitas vezes por falta de informação. Porém, saiba que há bons motivos para ingressar em um curso de pós-graduação à distância.

2. Defina objetivos

Paulo Riso, ex-presidente da Andes (Associação Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), afirma que para ter sucesso na carreira de professor, o profissional deve ter um objetivo bem definido.

Uma vez que você sabe onde quer chegar, encontrar os caminhos e fazer as escolhas corretas em direção ao seu “destino final” se tornam tarefas mais fáceis. 

3. Aprenda um novo idioma 

Se engana quem pensa que a formação de um professor se limita apenas à graduação e à pós-graduação. Faça cursos complementares, mesmo que esses não sejam relacionados a sua área em questão.

Uma dica é aprender inglês, por exemplo. Considere que essa habilidade lhe permite ter acesso a um gigantesco acervo de artigos, estudos, notícias, exercícios e muito mais.

Além do que, os cursos complementares e de áreas distintas fazem de você uma profissional mais versátil e valorizada. 

4. Conheça as oportunidades da carreira de professor

Antes de definir seus objetivos, é essencial conhecer as oportunidades da profissão. Você gostaria de lecionar para quem? Em que tipo de instituição, pública ou privada? Essas são perguntas básicas, que devem ser respondidas nas primeiras páginas do seu plano de carreira.

Isso inclui também questões relacionadas ao seu estudo. Esteja por dentro dos incentivos relacionados ao aprimoramento de suas habilidades, sejam via programas governamentais ou de iniciativa privada. 

Há excelentes oportunidades, sendo que muitas possibilitam a realização de um curso no exterior, algo que sem dúvidas enriquece seu currículo. Fique atenta ao site do Ministério da Educação e ao Capes, além de claro acompanhar os principais portais de informação.

E para concluir, tenha ciência que você terá que fazer um esforço contínuo se realmente deseja se destacar na carreira de professor. 

Se você gostou das dicas e quer estar sempre por dentro das nossas novidades, curta nossa página no Facebook!