Blog da Pós

Como funciona a pós-graduação a distância?

Como funciona a pós-graduação a distância?

Conhecimento é capital essencial para quem busca se manter no mercado de trabalho atualmente. É fato que há a necessidade de estar sempre à procura de qualificação, aprendendo novas técnicas e formas de transmitir o conteúdo, ainda mais para quem atua na área da educação.

Nesse sentido, a pós-graduação a distância se apresenta como solução para esses profissionais, potencializando suas ações de sala de aula, aumentando sua rede de contatos e dando aquele plus no currículo.

Veja como funciona essa modalidade que está em alta e os benefícios que ela proporciona!

Requisitos para ingressar na pós-graduação a distância

Existem algumas premissas básicas para adentrar ao curso. Entre elas, ter diploma no ensino superior e acesso a internet são obrigatórias. Alguns programas, como Adobe Reader e o pacote Office, também são bastante utilizados e você deverá tê-los instalados.

Antes de fazer sua matrícula, veja os requisitos técnicos exigidos e já deixe tudo à mão para depois não ficar para trás.

Flexibilidade na educação

Na pós-graduação a distância, você tem as tarefas para realizar e prazos para entregar, porém sem a necessidade de deslocamento diário ou semanal, o que facilita em muito o dia a dia para as demais atividades.

Embora dê muita flexibilidade ao aluno, essa modalidade exige mais disciplina por parte dele. Há professores capacitados, que ficam responsáveis pelas disciplinas e estão à disposição para tirar dúvidas, usualmente, através de e-mail, chat ou fórum. 

Ambiente de aprendizagem

O ambiente de aprendizagem se dá através de plataformas virtuais onde o aluno consegue visualizar as tarefas disponibilizadas pelos professores. Há muito conteúdo em formato .pdf, além de vídeo-aulas e exercícios.

É preciso ficar atento aos prazos, pois normalmente as matérias ficam abertas por determinado período e vão fechando à medida que novas disciplinas entram.

Aceitação no mercado

Outro ponto bastante importante é a aceitação da instituição de ensino, que proporciona a pós-graduação a distância. É fundamental verificar, antes de tudo, se o estabelecimento tem diploma e cursos reconhecidos pelo MEC.

Além disso, deve-se observar a nota de avaliação do curso, que vai de 1 a 5, sendo que a partir de 3 já é considerado de boa qualidade. Veja essa informação antes de se matricular para evitar dores de cabeça e surpresas mais à frente.

Tipos de especialização

É preciso ficar atento a mais um item essencial: a diferença entre qualificações. A especialização lato sensu é a pós-graduação tradicional — a que tem obrigatoriedade de diploma de ensino superior. Existe também a especialização técnica, sendo que esta possui exigência de curso técnico concluído.

Por exemplo, um técnico em enfermagem formado que busca aperfeiçoamento na área de saúde da família, não terá problemas para ingressar em uma especialização técnica.

E agora, pronto para dar o próximo passo rumo à pós-graduação a distância? Aproveite os benefícios dessa modalidade, como  a versatilidade de aprendizagem, excelente relação custo-benefício (com mensalidades mais em conta) e a praticidade para fazer as demais atividades diárias.

Os profissionais da área da educação estão sendo cada vez mais exigidos, então é preciso se aprofundar em novas práticas para inovar sempre!

Gostou de saber mais sobre a pós-graduação a distância? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário aqui no post e conte conosco para ajudar você!