Blog da Pós

Como escolher uma instituição para fazer um curso a distância? Confira 6 dicas!

Como escolher uma instituição para fazer um curso a distância? Confira 6 dicas!

A modalidade de educação a distância vem conquistando muitos estudantes. Seu maior diferencial é a oportunidade de estudar em qualquer lugar e horário ― realidade muito diferente do que acontece com os cursos presenciais, que exigem a presença diária do aluno na instituição de ensino em um horário predeterminado. 

Os jovens que possuem dupla jornada e precisam cursar uma graduação ou especialização têm no EaD a ferramenta ideal para equilibrar as finanças e a rotina corrida. Portanto, fazer um curso a distância é a solução mais eficaz para quem está em busca de mensalidades acessíveis, praticidade e flexibilidade de horários durante a rotina de estudos.

Está pensando em fazer um curso a distância, mas não sabe como escolher o ideal? Fique tranquilo! Confira 5 dicas para ajudar você neste processo:

1. Verifique se a instituição é credenciada pelo MEC

Os cursos de graduação e pós a distância só podem ser ofertados pelas instituições de ensino superior que possuem o credenciamento para a educação a distância no MEC. Por isso, é importante verificar se a universidade na qual você pretende ingressar é credenciada; do contrário, seu diploma não terá valor algum no mercado de trabalho.

A forma mais simples e rápida de averiguar é acessando o sistema eletrônico do MEC, o e-mec. Clicando na opção “Consulta avançada” e preenchendo as lacunas, é possível pesquisar os processos de credenciamento EaD de qualquer organização.

Após uma pesquisa minuciosa sobre as possíveis instituições de ensino no e-mec, você estará apto a seguir em frente com a matrícula.

2. Confira as informações sobre o polo presencial

Embora o nome divulgado da modalidade de ensino seja “a distância”, causando a sensação de que tudo vai ser integralmente realizado via internet, os cursos requerem que uma determinada fração do conteúdo curricular ocorra em sala de aula.

De acordo com o MEC, as provas e a defesa da monografia são obrigatoriamente presenciais em cursos de pós-graduação EaD. Dessa forma, para evitar problemas futuros, como dificuldade no deslocamento, é importante ficar atento à localização do polo presencial. 

3. Pesquise sobre a oferta de cursos

A busca por um curso adequado às suas expectativas deve ser considerada ao escolher uma universidade. É importante dar preferência às instituições que possuem uma vasta oferta, pois as chances de você encontrar a especialização ideal de acordo com a sua personalidade e necessidade se multiplicam. 

4. Analise a qualificação do corpo docente

No momento em que for avaliar as possíveis instituições de ensino para fazer um curso a distância, é imprescindível que você conheça a formação do corpo docente de cada uma. Afinal, saber das qualificações é o que permite verificar se o profissional é devidamente capacitado.

Além disso, você também deve estar atento à metodologia de ensino empregada, à tecnologia interativa da plataforma online, aos materiais didáticos utilizados e ao suporte existente para tirar dúvidas e discutir assuntos acadêmicos. 

Nesse contexto, não se esqueça de conferir como funciona a disponibilidade de tutores para que a rotina de estudos não seja comprometida, já que a maior parte do contato entre aluno e instituição ocorrerá a partir de uma plataforma virtual.

5. Veja se a instituição fornece acesso a materiais 

Um curso a distância de qualidade deve disponibilizar ao seu aluno acesso a bibliotecas físicas ou digitais para que ele possa ter suporte adequado durante as pesquisas acadêmicas e, por conseguinte, aprofundar ainda mais seu conhecimento acerca do conteúdo exigido durante o curso. 

6. Descubra se o curso está autorizado a funcionar 

Após essa extensa pesquisa, é provável que você se decida por uma instituição de ensino e por uma especialização. Nesse momento, o ideal é que você verifique se o curso escolhido está autorizado pelo MEC a funcionar.

Para consultar essa informação, acesse o sistema e-mec ou a listagem oficial dos programas de pós-graduação a distância disponível pela internet

Gostou de entender o processo de escolha de uma instituição de ensino para fazer um curso a distância? Quer conhecer mais informações a respeito da educação EaD? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!