Blog da Pós

Como escolher uma instituição de ensino para cursar uma especialização?

Como escolher uma instituição de ensino para cursar uma especialização?

A graduação é um passo fundamental na busca por uma colocação profissional que traga satisfação pessoal e um bom salário. Mas, depois de alguns anos de formado, todo profissional pensa em ir mais longe, dar um salto na carreira. Assim, a pessoa começa a procurar uma especialização e, consequentemente, uma instituição de ensino que atenda a todas as suas necessidades.

A grande oferta de universidades que oferecem cursos de especialização pode gerar dúvida na hora da escolha, fazendo com que você gaste muito tempo até encontrar a instituição ideal.

Por esse motivo, no post de hoje daremos algumas dicas para te ajudar a escolher melhor onde estudar. Acompanhe!

Confira os cursos disponíveis

Muitas vezes você procura no site de algumas universidades, não encontra exatamente a pós-graduação que deseja, mas encontra outra que pode atender tão bem ou ainda melhor as suas necessidades. Por isso é importante conferir no site todas as opções disponíveis, buscar informações, verificar para quem o curso é indicado e como é a grade curricular.

Só pelo título do curso você pode não entender exatamente do que se trata, assim, ler todas as informações disponíveis a respeito é o ideal. Não deixe de clicar em cada um deles para conferir se algum se enquadra no que você procura.

Analise os preços dos cursos

Fique atento a este ponto: nem sempre as instituições que cobram mensalidades mais caras oferecem os melhores cursos. É muito importante analisar o custo-benefício, avaliando a grade curricular para verificar se ela está de acordo com suas expectativas e também ponderar se o investimento necessário valerá a pena.

Pesquise sobre a infraestrutura

Busque informações sobre as facilidades que a instituição de ensino oferece, veja se ela possui laboratórios de pesquisa, uma boa biblioteca, quais são as referências do corpo docente que ministrará as aulas do curso e sua estrutura como um todo. Fazer uma visita ao campus é uma boa ideia e pode fazer a diferença na hora da escolha.

A infraestrutura é importante também para a educação a distância, principalmente se você busca por essa modalidade de ensino. Assim, procure saber, por exemplo, como as aulas são organizadas, se há tutoria e quais são as ferramentas oferecidas no ambiente virtual de aprendizagem que ajudam com a construção do conhecimento.

Verifique o que a instituição oferece

Se você tem pouca disponibilidade de horário ou pretende fazer uma pós-graduação do tipo EAD (educação a distância), é essencial verificar se a instituição oferece essa opção. Atualmente, muitas pessoas preferem cursos EAD por serem mais práticos, possibilitarem o acompanhamento das aulas quando se tem tempo e pelo fato de a mensalidade, geralmente, ser mais em conta.

Consulte o site do MEC

O site do MEC (Ministério da Educação) disponibiliza todas as notas das instituições de ensino que são aprovadas por ele. Lá é possível encontrar, na opção “consulta avançada”, todas as informações importantes sobre a universidade escolhida. Digitando o nome da instituição você consegue acessar sua nota geral e também o conceito do curso que desejar.

Pesquise o mercado de trabalho

Procure pesquisar com ex-alunos se a instituição tem boa aceitação no mercado. Muitas instituições fazem inúmeras promessas de rápidas contratações, mas não são bem vistas pelos contratantes. É muito importante analisar esse aspecto para que seu investimento em uma especialização não seja em vão.

Fazer uma especialização é uma ótima escolha para quem pretende alçar voos mais longos rumo à realização profissional. Optar por uma boa instituição de ensino faz parte dessa busca e certamente a escolha certa é definitiva para o sucesso profissional futuro. Procure pelas instituições com calma e analise todos os critérios acima antes de fazer a matrícula.

Gostou do texto de hoje? Assine a nossa newsletter, pois estamos cheios de novidades e queremos compartilhar com você! ;)