Blog da Pós

Como escolher a pós-graduação levando em consideração os planos profissionais?

Como escolher a pós-graduação levando em consideração os planos profissionais?

Se você está pensando em dar continuidade aos seus estudos, pense bem em como escolher a pós-graduação que melhor atenda seu objetivo profissional. Afinal, cada tipo de pós, desde uma especialização a um pós-doutorado, segue uma dinâmica e objetivo próprio.

No post de hoje, listamos alguns itens que para te ajudar a escolher o melhor caminho para a sua carreira! Acompanhe:

Entenda a diferença de cada curso

Qualquer formação feita após a graduação é considerada como pós-graduação. O que você precisa entender é que os cursos de pós-graduação se dividem entre lato sensu e stricto sensu.

O primeiro é voltado para a vida acadêmica e cargos de chefia em empresas. Já o segundo é direcionado para formações pontuais que possibilitam melhores condições de trabalho — como um aumento de salário ou até mesmo ser promovido.

A formação stricto sensu, “sentido estrito” em latim, se divide nos seguintes níveis:

  • mestrado profissional;
  • mestrado;
  • doutorado;
  • pós-doutorado.

A formação lato sensu, que significa “sentido amplo” em português, oferece uma gama diversa de opções que são melhores aproveitadas por profissionais que não tem tempo nem recursos necessários para empreender um mestrado ou doutorado.

Esse tipo de formação se divide em:

Especialização

A especialização envolve diferentes cursos de curta e média duração que tendem a ser a melhor opção para quem busca resultados mais rápidos. Seu conteúdo específico voltado para o mercado e as baixas mensalidades são algumas de suas grandes vantagens.

MBA (Master of Business Administration)

O MBA vai ao encontro daqueles que já estão inseridos no mercado de administração e que podem alcançar cargos de gestão com esse tipo de especialização.

Analise seus recursos

A velocidade do mundo atual somada às exigências de um mercado de trabalho em constante atualização, faz com que a especialização apresente vantagens em relação aos demais formatos de pós-graduação.

A possibilidade de focar em um assunto especifico que terá um impacto direto no seu trabalho, sem que isso leve anos para se concretizar, é um dos fatores mais atrativos dessa modalidade.

Cursar um mestrado ou doutorado exige tempo e dinheiro, que, na maioria das vezes, só é possível por meio da concessão de bolsas de estudos. 

Por isso, considere realizar aquilo que está ao seu alcance e que trará resultados reais na sua vida profissional.

Considere a Educação à Distância (EAD)

Uma das grandes vantagens que a especialização pode oferecer é a formação por meio da Educação à Distância (EAD). 

A EAD foi regulamentada no Brasil em 1998 e desde então tem crescido bastante e se tornado cada vez mais aceita nas instituições de ensino e no mercado.

Algumas das principais vantagens são:

  • horários flexíveis;
  • autonomia na gestão do tempo;
  • valores bem mais em conta;
  • possibilidade de estudar de qualquer lugar.

A disponibilidade financeira e de tempo para os estudos para quem já está no mercado e não pode parar é certamente um dos maiores fatores a favor da Educação à Distância.

Mensalidades mais baratas, cursos mais rápidos e autonomia para estudar no momento e no lugar apropriado, fazem grande diferença.

A ausência de vestibular e o ingresso no curso de acordo com a disponibilidade do profissional é outra questão que beneficia quem faz EAD. 

Verifique suas opções ao escolher a pós-graduação

Da mesma forma que um mestrado, doutorado ou pós-doutorado se estende às mais diversas áreas podendo abordar os mais distintos assuntos, o mesmo acontece com as especializações. 

Uma das maiores especialidades da Barão de Mauá no que diz respeito a Educação à Distância são os cursos na área de Educação. 

O curso de Gestão Escolar, por exemplo, atende o interesse de diversos profissionais de educação, como professores e pedagogos. O curso aborda assuntos que vão desde gestão financeira e contábil até metodologia de ensino.

Com um baixo investimento financeiro, você se matricula em cursos EAD que podem lhe trazer ganhos profissionais a curto e médio prazo.

Gostou desse post e quer continuar acompanhando as melhores dicas profissionalizantes para a sua carreira? Assine a nossa newsletter e receba as novidades do blog diretamente no seu e-mail!