Blog da Pós

Afinal, qual é o impacto da pós-graduação nos concursos públicos?

Afinal, qual é o impacto da pós-graduação nos concursos públicos?

A disputa por uma vaga no mercado de trabalho está bastante intensa. Isso acontece tanto na iniciativa privada quanto na administração pública. Hoje a dupla pós-graduação e concursos públicos tem feito parte da rotina de muitas pessoas.

Um dos motivos é que ter um curso de especialização, mestrado ou doutorado aumenta as chances de um candidato obter a aprovação e conquistar um emprego, em que a estabilidade e o bom salário são os principais atrativos.

Se você pretende ingressar no setor público, veja os benefícios que uma pós-graduação pode lhe proporcionar neste post. Confira!

Entenda a relação entre pós-graduação e concurso público

Inegavelmente são muitas as vantagens de investir em títulos para entrar na administração pública. Pensando nisso, vamos mostrar algumas a você. Acompanhe!

Mais conhecimento

Estar bem informado é uma das melhores alternativas para estar preparado e obter um excelente desempenho em uma prova. Ao fazer doutorado, mestrado ou uma especialização, o candidato vai adquirir mais conhecimento sobre temas que podem ser cobrados em um concurso público.

Algumas seleções utilizam provas dissertativas, que se destacam por exigir um texto bem elaborado sobre os tópicos abordados. As informações obtidas em um curso de pós-graduação possibilitam que o inscrito resolva as questões com mais tranquilidade e consistência.

Assim, é viável obter uma pontuação mais expressiva e superar a concorrência, que está cada vez mais qualificada e numerosa.

Pontuação maior

A avaliação de títulos é uma das etapas de diversos concursos públicos. Nas seleções para cargos de nível superior, é comum o uso desse critério para determinar a pontuação.

Se o candidato tiver muitos títulos, maiores serão a pontuação e as chances dele de ser aprovado dentro do número de vagas oferecidas.

Por exemplo, um inscrito pode ter MBA em Recursos Humanos e pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas. Esses dois títulos podem ser levados em consideração na soma da nota final.

Critério de desempate

Imagine que você estudou bastante para conseguir o emprego dos seus sonhos na administração pública, mas faltou um detalhe que fez toda a diferença: contar com títulos para melhorar a pontuação.

Dependendo da seleção, a pós-graduação, o mestrado e o doutorado podem ser adotados como critério de desempate.

Você pode superar ou ser superado por um concorrente por causa da titulação. Vencer um rival porque tem uma especialização é, sem dúvida, uma prova que investir nos estudos é uma excelente alternativa para ter mais conhecimento.

Exigência para participar

Você pode até achar inusitado, mas possuir um título é requisito fundamental para se inscrever em um concurso público. Várias seleções para professores universitários exigem que os candidatos tenham uma pós-graduação stricto sensu.

Se o inscrito não tiver um mestrado ou um doutorado, não poderá participar da disputa. Exigir que o candidato tenha uma titulação é uma forma de garantir que os aprovados estarão aptos para preencher a vaga.

Agora você já sabe que a dupla pós-graduação e concursos públicos pode lhe ajudar muito no futuro. Se você quer aumentar as suas chances de vencer a concorrência e ter um ótimo emprego, entre em contato pelo nosso site. Estamos à disposição para atendê-lo da melhor forma possível!