Blog da Pós

Afinal, qual é o impacto da pós-graduação nos concursos públicos?

Afinal, qual é o impacto da pós-graduação nos concursos públicos?

A disputa por uma vaga no mercado de trabalho está bastante intensa. Isso acontece tanto na iniciativa privada quanto na administração pública. Hoje a pós-graduação nos concursos públicos tem um grande peso em vários processos seletivos.  

Isso porque fazer um curso de especialização e finalizar um mestrado ou doutorado aumentam as chances de um candidato obter a aprovação e conquistar um emprego, em que a estabilidade e o bom salário são os principais atrativos.

Se você pretende ingressar no setor público, veja como fazer uma pós-graduação e os benefícios que essa iniciativa pode lhe proporcionar neste post. Confira!

Conheça opções para se qualificar

A busca constante pelo conhecimento é imprescindível para os que desejam um bom emprego na administração pública. Apesar disso, é necessário ter cuidado para escolher o tipo de pós-graduação que esteja mais adequado ao seu perfil.

Atualmente, há dois tipos de cursos de pós bastante procurados para os que pretendem se qualificar. Um deles é o stricto sensu, cujo significado é sentido restrito. Ele engloba os doutorados, os pós-doutorados e os mestrados nas modalidades acadêmica e profissional.     

Os programas stricto sensu priorizam formar pesquisadores e professores universitários. Eles são indicados para os que desejam a carreira acadêmica em instituições de nível superior. Apesar disso, esses cursos podem contar com a participação de profissionais que atuam na iniciativa privada ou no setor público.

Os que fazem uma pós stricto sensu têm a oportunidade de obter um conhecimento bastante amplo sobre o tema do curso. Isso porque são repassadas muitas informações que estimulam a reflexão teórica.

O segundo tipo de pós-graduação é o lato sensu (sentido amplo). Nessa modalidade, os alunos participam de especializações e MBAs. Esses cursos são indicados para os que já estão no mercado de trabalho e desejam evoluir profissionalmente. Um dos motivos é que proporcionam o aprendizado de competências específicas, que são fundamentais para avançar na carreira.

Com um maior conhecimento técnico, o profissional está mais capacitado para progredir em um órgão público, ocupando cargos de gestão. Além disso, estará mais seguro para se adaptar a novas funções e a participar de projetos relevantes para uma organização.

A pós-graduação nos concursos públicos é um fator que deve ser analisado com muito carinho pelos candidatos, já que possibilita conquistar uma vaga e pode ajudar a evoluir no plano de cargos e salários.

Fique por dentro das vantagens oferecidas por uma pós

Se você está inseguro para investir em um curso de pós-graduação, é melhor analisar os benefícios que a busca por mais conhecimento pode lhe proporcionar. Acompanhe!  

Upgrade no currículo

Com certeza, um profissional tem mais possibilidades de ser valorizado em uma instituição pública, caso apresente um bom trabalho e procure estar mais qualificado para exercer as atividades da melhor forma possível.

Com certeza, um funcionário público com especialização, mestrado ou doutorado terá um currículo atraente e estará mais habilitado para ocupar cargos de chefia e gerenciar uma ou mais equipes em projetos.

Quando um profissional une a teoria com a prática, ele terá mais capacidade de evoluir na carreira e de apresentar e executar ideias que podem contribuir para aperfeiçoar os serviços de um órgão público.

Chance de networking

É um grande erro pensar que o networking é utilizado somente para aumentar a empregabilidade. Ao conhecer os colegas de um curso de pós, você pode obter mais informações sobre as principais tendências da sua atividade.

Isso é muito relevante para um funcionário público ter uma visão mais ampla do trabalho exercido e analisar o que pode ser feito para oferecer um melhor atendimento para os cidadãos.

Participar de fóruns de discussão relativos à pós é uma medida que favorece a troca de ideias. Estar bem-informado é uma forma do servidor público ter uma postura mais ativa, o que permite propor ações com foco em tornar uma instituição mais ágil e eficiente.  

Crescimento pessoal

Uma pós-graduação exige um grande esforço dos alunos, porque há um grande volume de dados que devem ser assimilados pelos alunos. Ao apresentar e executar um plano de estudos com eficiência, o estudante tem mais possibilidades de ser mais organizado para cumprir os compromissos pessoais e profissionais.

Cumprindo as tarefas exigidas durante a pós no prazo previsto, você adquire mais senso de responsabilidade. Essa postura é importante para amadurecer e mostrar mais condições de convivência com várias pessoas.

Entenda a importância da pós-graduação nos concursos públicos

Inegavelmente, são muitas as vantagens de investir em títulos para entrar na administração pública. Pensando nisso, vamos mostrar algumas a você. Confira!

Mais conhecimento

Estar bem-informado é uma das melhores alternativas para estar preparado e obter um excelente desempenho em uma prova. Ao fazer doutorado, mestrado ou uma especialização, o candidato apresentará mais conhecimento sobre temas que podem ser cobrados em um concurso público.

Algumas seleções utilizam provas dissertativas, que se destacam por exigir um texto bem elaborado sobre os tópicos abordados. As informações obtidas em um curso de pós-graduação possibilitam que o inscrito resolva as questões com mais tranquilidade e consistência.

Assim, é viável obter uma pontuação mais expressiva e superar a concorrência, que está cada vez mais qualificada e numerosa. Sem dúvida, é necessário valorizar a pós-graduação nos concursos públicos.

Pontuação maior

A avaliação de títulos é uma das etapas de diversos concursos. Nas seleções para cargos de nível superior, é comum o uso desse critério para determinar a pontuação.

Se o candidato tiver muitos títulos, maiores serão a pontuação e as chances dele ser aprovado dentro do número de vagas oferecidas.

Por exemplo, um inscrito pode ter MBA em Recursos Humanos e pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas. Esses dois títulos podem ser levados em consideração na soma da nota final.

Critério de desempate

Imagine que você estudou bastante para conseguir o emprego dos seus sonhos na administração pública, mas faltou um detalhe que fez toda a diferença: contar com títulos para melhorar a pontuação.

Dependendo da seleção, a pós-graduação, o mestrado e o doutorado podem ser adotados como critério de desempate.

Você pode superar ou ser superado por um concorrente por causa da titulação. Vencer um rival porque tem uma especialização é uma prova de que investir nos estudos é uma excelente alternativa para ter mais conhecimento.

Exigência para participar

Você pode até achar inusitado, mas possuir um título é requisito fundamental para se inscrever em um concurso público. Várias seleções para professores universitários exigem que os candidatos tenham uma pós-graduação stricto sensu.

Se o inscrito não tiver um mestrado ou um doutorado, não poderá participar da disputa. Exigir que o candidato tenha uma titulação é uma forma de garantir que os aprovados estarão aptos para preencher a vaga.

Agora você já sabe que a pós-graduação nos concursos públicos pode ajudar na sua aprovação. Se você quer aumentar as suas chances de vencer a concorrência e ter um ótimo emprego, entre em contato pelo nosso site. Estamos à disposição para atendê-lo da melhor forma possível!