Blog da Pós

6 dicas para estudar online de maneira produtiva

6 dicas para estudar online de maneira produtiva

Estudar online é uma prática cada vez mais popular. A educação a distância é uma forma de obtenção de graduação ou pós-graduação, sem limitação de local e horário. Muitos estudantes são adultos que já trabalham e escolhem a educação a distância para aprimoramento e desenvolvimento na carreira.

Estudar online pode adequar o estudo ao seu ritmo e tempo. Porém, para alcançar sucesso na educação a distância, você precisa desenvolver bons hábitos de estudo. Para isso, separamos seis dicas que vão te ajudar nesta tarefa. 

Entenda as práticas de educação a distância

A primeira coisa que precisa ser dita é que estudar online não é uma maneira mais fácil de aprender, mas uma forma mais conveniente. Para obter sucesso, você precisa dedicar uma quantidade significativa de seu tempo, participar do curso de forma consistente, se concentrar enquanto estiver estudando e se dedicar ao processo de aprendizagem, como em um curso presencial.

Encontre o local ideal para estudar

Estudar online é uma forma de você levar suas aulas para qualquer lugar. Escolha um local que te ajude a se concentrar e se sentir mais motivado. O local pode variar, desde dentro de casa até ao ar livre, em um lugar público ou em seu próprio quarto. Caso escolha estudar dentro de casa, mantenha o local de estudo organizado. Isso diminuirá as distrações e você se sentirá mais confortável para estudar. 

Mantenha seus materiais de estudo organizados

É importante manter a organização de seus materiais de estudo. Desta forma, você não perderá o controle sobre o que deve ser lido e os testes e trabalhos a serem feitos. Não misture matérias em um mesmo local. Separe cada disciplina em uma pasta física ou digital. Crie um sistema que funcione bem para você e certifique-se de que tudo está organizado e em seu devido lugar.

Desenvolva um calendário eficaz de estudos

Uma das maiores vantagens de estudar online é poder fazer o seu próprio calendário de estudos. No entanto, é importante prestar atenção ao tempo. Trate suas aulas online como se fossem aulas presenciais. Escolha, dentro de sua rotina, o momento mais adequado e, a partir daí, mantenha a mesma programação. 

Use ferramentas interativas

Estudar online possui a vantagem de disponibilizar ferramentas interativas úteis para ajudar você a se comunicar com professores e outros alunos. Certifique-se de fazer bom uso destas ferramentas. Tire dúvidas com professores, converse com colegas, participe de discussões através de sessões de chats, fóruns e videoconferências. Estas ferramentas ajudarão você a obter o máximo de conhecimento participativo das aulas e de acordo com sua disponibilidade. 

Separe um tempo para descansar

Deixar que o tempo de estudos consuma todo seu tempo livre não é saudável. Separe um tempo para descanso e distrações, mesmo que pequeno. O descanso é importante para que você possa estudar com mais tranquilidade e tenha uma relação positiva com a aprendizagem. Não confunda tempo de descanso com procrastinação.

Estudar online pode ser muito conveniente. Mas é preciso uma certa dose de disciplina para que o estudo seja eficiente. Coloque nossas dicas em prática para maior sucesso com a sua educação a distância. 

Ficou interessado em começar a estudar online? Visite agora os cursos de pós-graduação que a Barão tem para oferecer.