Blog da Pós

5 motivos para investir em uma pós-graduação em 2017!

5 motivos para investir em uma pós-graduação em 2017!

É fato: o mercado de trabalho, cada vez mais competitivo e exigente, requer pessoas capacitadas e sempre atualizadas para os cargos que ocupam. Por isso, fazer uma pós-graduação tem sido uma boa opção para os profissionais de qualquer área.

Nos últimos anos, com as oportunidades de educação à distância, essa realidade se tornou ainda mais viável: mesmo trabalhando o dia todo, dá para conciliar com a rotina de estudos e escolher um curso de seu interesse.

Você está pensando em investir em uma pós-graduação? Então não deixe de considerar os benefícios a seguir:

1. Criar novas oportunidades de trabalho

Quem nunca se sentiu esgotado e cansado de desempenhar algumas atividades? É claro que existem pessoas extremamente realizadas em suas profissões, mas também natural que haja certo desgaste com o tempo. 

Logo, em algum momento da carreira, mudar de área profissional começa a ser uma possibilidade. E uma boa forma de conseguir outras oportunidades é especializando-se para garantir um novo foco de trabalho.

As áreas podem ser relacionadas, como um advogado que faz uma pós-graduação em direito tributário para trabalhar com esse ramo. Ou ainda pode ser uma opção para mudar totalmente o caminho, como um engenheiro que resolve fazer um curso e se dedicar à fotografia.

2. Alavancar a carreira através da pós-graduação

É natural que outra qualificação dê um novo fôlego para a carreira profissional, atingindo novas — e melhores — oportunidades de trabalho. E, consequentemente, isso será um diferencial para alavancar sua posição e o seu piso salarial.

Um currículo valorizado traz essa vantagem, contribuindo para ascender na profissão. Por isso, é importante refletir que os custos de uma pós-graduação devem ser considerados como um investimento a médio ou longo prazo. 

3. Ampliar a base de conhecimentos

A maioria das pessoas tem o intuito de fazer um curso de especialização para crescer profissionalmente e melhorar de vida, porém nem sempre esse é o único motivo para fazer uma pós.

Às vezes, o profissional até já atingiu a posição e a estabilidade que desejava, mas quer expandir seus conhecimentos sobre determinado assunto. Além disso, fazer um novo curso sempre renova a cabeça, muda a rotina e acrescenta boas experiências. 

Essa é mais uma das razões para não ficar preso ao seu curso superior, por exemplo. Se a sua realização pessoal está em outra área, não há motivos para deixar de seguir seus interesses e investir em outros objetivos.

4. Desenvolver novas habilidades

Por mais que você tenha feito um ótimo curso superior em uma instituição excelente, é difícil que ele consiga abranger de forma aprofundada todas as necessidades e habilidades para formar um bom profissional.

Os tempos mudam e é preciso estar sempre preparado e atualizado para ser capaz de desenvolver as mais diversas atividades. Logo, uma pós-graduação não estimula outras competências além das disciplinas, como negociação, liderança e solução de problemas complexos.

5. Conhecer novas pessoas

Construir um networking (ou seja, uma rede de relacionamentos e contatos profissionais) é um dos principais benefícios que o ambiente acadêmico pode trazer. Além dos colegas, os professores podem ser fundamentais não só na transmissão do conhecimento como para indicar novas oportunidades.

A opção por uma pós-graduação à distância não é um fator negativo nesse contexto. As plataformas online contam com grupos e fóruns de discussão que ajudam a aproximar os alunos dos cursos e a aumentar a rede de contatos.

E você, já pensou em fazer uma pós-graduação online? O segredo é nunca perder o comprometimento e a produtividade de vista! Não deixe de ler ainda sobre qual o momento certo para fazer um curso como esse.