Blog da Pós

5 dicas práticas para fazer um networking excelente!

5 dicas práticas para fazer um networking excelente!

Mesmo com os avanços da tecnologia e a internet como aliada para enviar currículos e fazer entrevistas de emprego, nada melhor do que construir uma boa rede de contatos. Fazer um networking eficiente pode ajudar você a conseguir uma melhor colocação no mercado, a ter acesso a mais informações e a ficar sempre antenado nas novidades da sua área de atuação.

Se você tem dúvidas sobre como construir uma rede de contatos eficiente, continue a leitura deste post! Aqui você vai encontrar dicas para fazer um excelente networking em diferentes situações. Acompanhe o artigo e comece a expandir seus contatos agora mesmo!

1. Converse com as pessoas do seu trabalho

É comum que, no trabalho, façamos parte de grupinhos fechados, que vão almoçar juntos todos os dias e não dão muita abertura para outras pessoas. Se sua ideia é construir um bom networking, fuja da chamada panelinha.

Uma boa rede de contatos vai muito além de pessoas que fazem parte da sua área de atuação. É importante que você converse e se interesse por outros assuntos que, de forma indireta, também estejam relacionados com a sua profissão. Assim você terá contatos em diversas áreas que podem lhe ajudar em muitos momentos da sua carreira.

2. Promova encontros pessoalmente

Que tal chamar as pessoas que fazem um curso com você para um happy hour? Ou até seu chefe para uma reunião informal? Esse tipo de atitude surpreende as pessoas positivamente, e mostra, de alguma forma, que você está interessado em se conectar com elas e a encontrá-las.

Encontros presenciais são importantes para conversar sobre amenidades, mas também para discutir sobre sua área e mostrar seu know-how para quem você quer ter por perto.

3. Faça um curso a distância e amplie seus contatos

Foi-se o tempo em que se acreditava que uma pós-graduação a distância era ineficiente para fazer um bom networking. A tecnologia também trabalhou a favor de se fazer uma boa rede de contatos, e hoje é possível se conectar com todos os alunos do seu curso.

Promova encontros virtuais e presenciais para tirar dúvidas, estudarem juntos ou apenas se conhecerem melhor. Certamente um curso a distância pode aproximar pessoas e ainda ser uma excelente forma de crescer profissionalmente sem precisar sair de casa para estudar em dias determinados.

4. Aproxime-se de uma forma inteligente

É preciso tomar cuidado para realizar abordagens de forma que a pessoa não se sinta invadida ou não veja propósito em sua aproximação. Observe as pessoas no seu trabalho ou em cursos e aborde-as com assuntos interessantes, que sejam comuns entre vocês.

Em um primeiro momento, mantenha-se em conversas estritamente profissionais ou relacionadas aos estudos para que se crie um laço e não o resultado contrário.

5. Utilize as redes sociais com sabedoria

Apesar das redes sociais trazerem um apelo mais pessoal, tenha cuidado com o que você posta e com o exagero de publicações. Uma boa dica é organizar listas de amigos no Facebook, separando os colegas de profissão, os de curso e os amigos pessoais, por exemplo. Assim, cada um vê a parte da sua vida que convém e você não se expõe.

Tenha cuidado ao mandar mensagens, vídeos e fotos em grupos de conversa e por mensagens privadas. Muitas vezes sair do foco do grupo ou criar discussões desnecessárias pode construir uma imagem oposta ao que você deseja, que é criar um networking eficiente.

Fazer um networking bom depende muito da vontade de se relacionar com as pessoas e da maneira correta de se fazer isso. Com bom senso e uma dose de extroversão, você pode criar uma rede de contatos excelente e que vai lhe ajudar muito na sua carreira.

E então, quer ficar sempre atualizado com nossos conteúdos sobre carreira e estudos? Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por e-mail!