Blog da Pós

4 lições que Game of Thrones traz sobre como ser um bom líder

4 lições que Game of Thrones traz sobre como ser um bom líder

Você quer saber como ser um bom líder? Além de investir em cursos e especializações que ajudem a aflorar essa habilidade, também é possível buscar referências no mundo do entretenimento, como na famosa série Game of Thrones. Ela traz diversos ensinamentos para o ambiente corporativo, principalmente por conter personagens que são símbolos de força e liderança.

De Jon Snow a Daenerys Targaryen, confira abaixo as melhores lições que você pode aprender com essa trama para ser um líder de sucesso!

1. Construa uma reputação de respeito

Para ser respeitado, um líder precisa ser exemplo para os seus subordinados. Nesse contexto, na série podemos observar a construção da reputação de Jon Snow. Ele é reconhecido por suas atitudes nobres e demonstra desapego pelo poder, o que faz com que seja um modelo de caráter a ser copiado até mesmo por seus inimigos.

Com relação ao trabalho, a liderança, a ética e o cumprimento das promessas feitas são condutas extremamente positivas, capazes de construir o respeito mútuo. Ou seja, o líder que se comporta dessa forma é respeitado não apenas por estar na posição superior de comando, mas porque os seus funcionários reconhecem que ele é digno de tal tratamento.

 2. Não se acomode jamais

Na Casa Stark, o lema ‘’o inverno está chegando’’ é capaz de mobilizar toda a família e os seus comandados para enfrentar os tempos difíceis que estão por vir. Nesse núcleo da série, nós podemos perceber que os líderes não devem se acomodar nunca — nem em períodos de tranquilidade, nem nas épocas de crise.

Até nas melhores fases, é importante que o líder esteja sempre preparado para passar pelas adversidades, comportando-se como um vigilante no presente sem perder a visão de longo prazo. Ainda nessa casa, outro exemplo é Eddar Stark: ele diz que um rei que permite que os seus carrascos executem as sentenças de morte determinadas por ele não sabe qual é o verdadeiro significado da morte.

Transportando isso para o contexto corporativo, essa fala ressalta que um bom líder só terá noção do impacto causado pelas decisões complicadas que toma quando acompanha a execução das mesmas — ou seja, quando passa pelos momentos difíceis da empresa.

Quer tomar boas decisões estratégicas? Para que isso seja viável, é necessário que você tenha passado pela área operacional da corporação, bem como os melhores generais de guerra também já estiveram no front de batalha, vendo de perto como a coisa funciona na prática e não apenas na teoria.

3. Conte com uma equipe unida e com bons aliados

Forte, empoderada e sensata, Daenerys Targaryen está sempre rodeada de bons amigos e serviçais que a ajudam a tomar as melhores decisões e a executá-las com eficiência. Para que uma empresa trabalhe de maneira alinhada e mantenha-se em crescimento, é crucial que ela conte com uma equipe unida e que se comunica com eficácia.

A mãe dos dragões é uma boa representação de como é importante engajar pessoas para abraçar a sua causa. A cada nova temporada, ela consegue angariar novos seguidores, reforçando o seu exército para a disputa do trono — que, por sinal, pertence a ela por direito.

4. Lembre-se: sem esforço não há conquistas

Tyrion Lannister, uma das figuras centrais da trama, afirma que ‘’a mente precisa de livros, assim como a espada precisa da pedra de amolar para ficar afiada’’. Em outras palavras, sem esforço não há conquistas. Um líder bem-sucedido sempre estará preocupado em aprender coisas novas, o que contribui para a obtenção de resultados mais satisfatórios.

Além disso, esse personagem também nos mostra que não é a força ou a imposição de um chefe que faz com que ele conquiste o que deseja, mas a sua maneira inteligente e estratégica de agir.

Viu só? Game of Thrones é uma boa fonte de inspiração para aprender como ser um bom líder. Em meio às intrigas entre as casas que estão em busca do tão sonhado trono, você pode tirar lições valiosas para o crescimento da sua carreira!

Gostou do nosso post? Compartilhe-o nas redes sociais e espalhe o conhecimento entre os seus amigos!